domingo, 16 de setembro de 2012

Patrimônio e tradições em debate na UPFTV


É hoje, reprise do episódio Patrimônio e Tradições!


O programa especial Momento Patrimônio da UPFTV retorna neste segundo semestre do ano com novos assuntos e novos debates para discutir questões voltadas ao patrimônio histórico-cultural e natural do município. O assunto do segundo programa será sobre Patrimônio e Tradições, com apresentação nesta sexta-feira (14/09), às 20h, e reapresentação no domingo (16/09), às 22h.

O debate aconteceu no Casarão da Cultura, uma estrutura montada especialmente para o Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. Participaram do programa os professores de História da UPF, Gérson Trombetta e Rosane Neumann, e o coordenador do Festival, Paulo Dutra.

O programa Momento Patrimônio parte de um projeto de extensão desenvolvido pelo curso de História, com o apoio do Arquivo Histórico Regional, do Museu Histórico Regional (MHR), e o suporte da UPFTV canal 04 (aberto) ou 8 da NET, e da Rádio 99 UPF. Em Carazinho a programação da UPFTV pode ser sintonizada no canal 20, e em Marau no canal 54.

Valorizar os espaços, a cultura e o patrimônio
Os patrimônios culturais são exemplos que nos permitem reconhecer melhor os diversos aspectos da nossa cultura e fazem com que criemos uma identificação com a nossa própria história. Mas, ao mesmo tempo em que a cultura nos ajuda a dar sentido à nossa vida, as diferenças entre culturas e o desconhecimento que as pessoas têm das outras manifestações culturais podem levar à intolerância, à violência e até mesmo à guerra. Por isso, ao estudar o folclore de um povo, é preciso compreender que as manifestações folclóricas fazem parte da cultura da sociedade em que estão inseridas. Entendendo cultura como toda produção humana, também é possível compreender que o universo cultural dos homens varia de acordo com os espaços onde estes residem.

Nenhum comentário: