terça-feira, 6 de novembro de 2012

Professora participa de evento nacional e lança livro


A professora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Gizele Zanotto, participa de 7 a 9 de novembro do 4º Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de História das Religiões e das Religiosidades (GTHRR), que será realizado em São Leopoldo. O evento, promovido pelo GTHRR, entidade vinculada a Associação Nacional de História (ANPUH) tem como co-promotor o Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC-PPGH).

A professora participa como organizadora, comunicadora e autora. A sua obra Tradição, Família e Propriedade (TFP): as idiossincrasias de um movimento católico no Brasil (1960-1995) será lançada na tarde do dia 07 de novembro. Segundo ela, nesta publicação são analisadas as sistematizações e as alterações relativas à doutrina, atuação e crenças dos membros da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), associação civil e explicitamente confessional católica fundada no ano de 1960 por um grupo de leigos liderados por Plínio Corrêa de Oliveira, entre 1960 a 1995 delimitado, respectivamente, pela sua fundação na cidade de São Paulo (de onde se expandiu para todo o país e exterior) e pelo falecimento de seu líder máximo.

O livro também evidencia elementos da dogmática e prática política e cultural, que rege a atuação pública da TFP, avaliando seu grau de filiação ao catolicismo oficial, assim como os elementos que configuraram um grupo religioso de veneração ao líder no interior de suas fileiras. Para tanto, a autora destaca a importância da mudança nas suas formas de recrutamento, a adoção de um modelo de vida religiosa em suas sedes, a preocupação com o controle de “corpos e mentes”, a tensão entre apostolado e ascetismo e a progressiva alteração do status de seu fundador para os membros do grupo: de líder a mártir, profeta e santo.

O livro, que deriva da tese de doutoramento em História Cultural, também terá lançamento no dia 11 de novembro em Passo Fundo, durante a Feira do Livro.


Assessoria de Imprensa UPF

Aquisições com a Editora Méritos ou PPGH/UPF (pghis@upf.br).

Nenhum comentário: