terça-feira, 20 de novembro de 2012

UPF é contemplada com dois prêmios nacionais

Projetos Momento Patrimônio e Muzar Solidário foram destacados por valorizar e promover a preservação do patrimônio museal

Exibir em nova janela
O Diário Oficial da União deste dia 19/11 publicou as iniciativas contempladas com o Prêmio Darcy Ribeiro, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal, vinculada ao Ministério da Cultura. Entre os 15 selecionados estão os projetos Momento Patrimônio, realizado pelo curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF), com o apoio do Museu Histórico Regional, do Arquivo Histórico, da Rádio 99UPF e produzido e exibido pela UPFTV, e o Muzar Solidário, desenvolvido pelo Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar). Os dois projetos da UPF receberam pontuação máxima para o prêmio e cada iniciativa receberá R$ 10.000,00.

O programa Momento Patrimôniovai ao ar na primeira sexta-feira de cada mês e busca educar para o patrimônio local e conscientizar para a preservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e natural do município de Passo Fundo. Tem a direção das jornalistas Afani Baruffi e Deisi Fanfa, operação de áudio de Júlio Meira e imagens de Claiton Abreu e Gilmar Lima, com a pós-produção de Jonatas Wendland, direção geral de Henrique Fonseca e coordenação de conteúdo das professoras do Programa de Pós-Graduação em História da UPF Gizele Zanotto e Ironita Machado. A premiação soma-se a outras duas recebidas pela UPFTV neste ano.

As sementes do Muzar Solidário foram lançadas ainda em 2007. O projeto tem a intenção de envolver os colaboradores do museu, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas, em causas sociais. Além disso, possibilita à comunidade que não tem acesso a cultura museológica uma oportunidade de contato com o acervo de ciências naturais, esclarecendo curiosidades e mitos e de sensibilização para a preservação da natureza. A 4ª edição do projeto, que ocorreu neste ano, possibilitou aos colaboradores do Muzar e do Centro de Ciência e Tecnologia Ambientais (CCTAM) um dia de convivência nas Associações de Recicladores AAMA e Cootraempo, entidades que coletam os resíduos recicláveis da UPF.

O prêmio
Em sua 5ª edição, o Prêmio Darcy Ribeiro apoia práticas e ações de educação museal que, por meio das diversas relações de mediação com o público, levam à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação. Além do Rio Grande do Sul, iniciativas de São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Goiás e Minas Gerais também foram contempladas.

O programa Momento Patrimônio foi inscrito ao prêmio pelo MHR e o Muzar Solidário pelo próprio Muzar.

Nenhum comentário: