quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

AHR e Projeto Passo Fundo firmam parceria para divulgação da cultura e da história


Foto: Caroline Simor
Alguns materiais que estão no AHR poderão ser acessados na internet
Desde 1982 a comunidade de Passo Fundo e região tem acesso aos arquivos, livros, impressos e material de pesquisas disponíveis no Arquivo Histórico Regional (AHR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e ao curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pensando em ampliar ainda mais este espaço, o AHR firmou, na manhã desta quinta-feira (13/12), uma parceria com o Projeto Passo Fundo.

Ações conjuntas já são desenvolvidas há algum tempo, mas foram oficializadas por meio da assinatura de um documento da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). De acordo com a professora Gizele Zanotto, coordenadora do AHR, esta ação vai possibilitar mais acesso aos materiais do Arquivo, utilizando o site www.projetopassofundo.com.br.

Um material que está sendo trabalhado é a doação da família de Nicolau de Araújo Vergueiro, que entregou aos autores do Projeto Passo Fundo todo o escritório utilizado pelo médico e político do município. “O Projeto Passo Fundo tem uma conexão com a comunidade que é muito relevante, extrapolando a região de Passo Fundo em função da rede. Assim vamos divulgar ainda mais o AHR como um local propício para a guarda de acervos sobre a história e cultura de Passo Fundo e região, além de possibilitar a pesquisa e o contato com todos esses materiais de forma gratuita”, destacou. A assinatura foi feita na sala Dr. Nicolau de Araújo Vergueiro, que está sendo organizada para visitação e pesquisa a partir do primeiro semestre de 2013. O professor do curso de História Álvaro Antonio Klafke também esteve presente.

Contando com a participação de escritores, cronistas e pessoas ligadas à história e literatura, a parceria tem como objetivo divulgar a cultura de Passo Fundo por meio da internet. No site, vários artigos, textos e publicações podem ser acessados. Segundo o idealizador Ernesto Zanette, são mais de 300 visitas diárias, chegando a quase 10 mil visitas ao site no mês. A página já disponibilizou mais de 80 e-books e produziu cerca de 20 livros impressos. “Esta parceria é um acontecimento muito importante para o projeto, pois possibilita que, por meio do contato que temos com os autores, possamos direcionar acervos e materiais para o Arquivo Histórico, recuperando e garantindo a integridade para a posteridade”, frisou.


Nenhum comentário: