terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Fazendo História no PIBID, por Débora Nunes de Sá


"Muitos são os desafios encontrados pelos acadêmicos que escolhem a docência como profissão. Um dos grandes desafios é que os estudantes só conhecem o ambiente da sala de aula nos últimos semestres da graduação. Essa é uma lacuna muito grande, pois os estudantes, ao realizarem seus estágios descobrem que não é esta a profissão que querem ter. Porém o PIBID surgiu para sanar essa lacuna.

Assim, com o PIBID, que propicia aos acadêmicos do curos uma vivência docente em ambiente escolar, nós passarmos por experiências de práticas docentes e buscamos construir metodologias participativas, inovadoras, partindo da realidade do aluno e da escola, mediando ações que desenvolvem conhecimentos com os sujeitos envolvidos.

O PIBID atuou de uma forma particular em mim, pois estimulou que participasse de eventos oferecidos não só pelo curso, mas pela Universidade (...). Por fim, o PIBID favoreceu na aprendizagem e incentivou na tomada de decisões em relação a inúmeras dificuldades que a docência oferece. Contribui para a nossa formação na qualificação pedagógica, integrando escola e universidade, fortalecendo o compromisso social, bem como do ensino e da pesquisa".


Débora Nunes de Sá
Pibidiana na EENAV - Ensino Médio
Professora Supervisora: Cristina Weber Spenthof


Nenhum comentário: