sábado, 29 de dezembro de 2012

Fazendo História no PIBID, por Emanuel Machado da Silva


"O Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência surgiu como uma oportunidade de aprimoramento de noções didáticas e a adaptação dentro do ambiente escolar. Veio com a ideia de relacionar o universo acadêmico com a escola, no intuito de estreitar laço com jovens alunos, que por muitas vezes, além de estarem em dúvida sobre determinado conteúdo, possuem visões rasas acerca do conhecimento histórico.

O convívio diário com colegas do primeiro ao sexto nível possibilitou debates, encontros e outras interações que antes eu não realizava com tanta frequência. Considero este processo de socialização entre formandos de extrema importância, não apenas para minha formação profissional, como para a formação pessoal.

(...) Nossa temática [da oficina aplicada no EENAV] propôs tornar o aluno  um investigador, num estudo de caso onde a problematização investigativa é o ponto para o conhecimento histórico. Os alunos debateram e defenderam seus pontos de vista e construíram notáveis respostas no exercício da produção em grupo, num nível acentuado de interesse.

A importância da interação do grupo para compor a nossa temática, mesmo com pequenos deslizes, foi fundamental para chegarmos ao resultado final de nosso processo.  Agradeço a confiança que me foi dada e me orgulho de fazer parte desta nova etapa do curso de História da UPF. O PIBID é mais que uma bolsa de iniciação a docência, tornou-se uma rotina estimulante de desafios, comprometimento e principalmente de aprendizado entre alunos, colegas e professores".


Emanuel Augusto Machado da Silva
Pibidiano na EENAV - EnsinoFundamental
Professora Supervisora: Gladis Teresinha da Silva Annes



Nenhum comentário: