quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Fazendo História pela pesquisa...

Experiência da pesquisa histórica enquanto graduando

por Antônio Augusto Pereira da Silva
Bolsista FAPERGS

Ao cogitar o vínculo entre graduação e pesquisa histórica automaticamente refere-se ao trabalho realizado por pesquisadores de renome da historiografia, paradigmas metodológicos de pesquisa e bibliografias frequentemente referenciadas em artigos acadêmicos. Entretanto, o próprio curso de História da UPF agrega a possibilidade do graduando utilizar, aliado às disciplinas semestrais, a experiência com a pesquisa histórica, manifestando-se de forma intensamente significativa e auxiliar na graduação. Consistindo que independentemente da temática abordada, todo conteúdo é validado para o acréscimo de aprendizagem do acadêmico, agregado posteriormente ao seu currículo.

A formação do acadêmico que possui contato com a pesquisa acaba por tornar-se distinta, em um curso onde a nomenclatura empregada é Licenciatura em História. A pesquisa histórica abre campo para além das salas de aula. Igualmente a possibilidade de ampliação das possibilidades de trabalho que a academia oferece e viabiliza-se a prática funcional das metodologias de pesquisa desenvolvidas nas disciplinas do curso.

O propósito da experiência da pesquisa de caráter acadêmico na deve ser justificado no desmerecimento da História enquanto disciplina, ou no ensino da mesma nas salas de aula. No entanto, embasa-se fortemente em um amparo na metodologia de ensino, viabilizada mais adiante pelo professor-pesquisador, tornando esse um dos motivos mais proeminentes para o envolvimento do acadêmico na pesquisa histórica e sua aplicabilidade dentro das salas de aula.

Um comentário:

Mariah disse...

Muito bom! senhor augusto.