sábado, 8 de dezembro de 2012

O perfil do historiador que atua em Arquivos em debate


Entre 06 e 07 de dezembro foi realizado o evento O perfil profissional dos historiadores atuantes em Arquivos no Arquivo Publico do Estado de São Paulo. A atividade foi promovida pela ANPUH com apoio do APESP, APERGS, APERJ e Governo do Estado de São Paulo. Sob a coordenação do presidente da ANPUH, prof. Dr. Benito Bisso Schmidt, o evento pretendeu delinear as funções e as atividades em que o trabalho dos historiadores em aspaços arquivísticos se faz com maior propriedade para estabelecer alguns indicadores sugestivos de como formar tais profissionais durante sua graduação. Para tanto, as atividades contemplaram grupos de trabalho sobre os seguintes temas:

  • Formação do historiador para atuar em arquivos
  • Os historiadores e a difusão cultural em arquivos
  • Os historiadores e a gestão documental
  • A pesquisa feita por historiadores que trabalham em arquivos
  • Os historiadores e o atendimento aos consulentes

Após as discussões dos grupos, uma plenária reuniu as informações para formular um documento que será divulgado aos cursos de graduação e pós-graduação, aos Arquivos Públicos e entidades de representação de Arquivistas de todo o país. 

Ficou explícita a questão de que o trabalho do historiador nos arquivos tem especificidades que devem, de algum modo, ser contempladas em disciplinas específicas - articuladas as demais disciplinas de formação específica do historiador - durante a sua graduação e que tal aprendizagem, para ser mais efetiva, demanda cursos posteriores. Também foi salientada a presença do historiador como mais um partícipe de algumas atividades do cotidiano de arquivos, em parceria com arquivistas e demais profissionais atuantes naqueles espaços. O documento será produzido por uma comissão e em alguns meses divulgado.

A UPF foi representada pela profa. Dra. Gizele Zanotto, atual Coordenadora do Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo, que participou do GT sobre a formação do historiador para atuar em arquivos.

Segundo anúncio do presidente da ANPUH, um próximo evento discutirá o perfil do historiador que trabalha em museus.

Nenhum comentário: