sábado, 8 de dezembro de 2012

Turma 2011/2 fazendo História!



06.12.2012

Hoje é um dia especial. Exatamente há um ano ocorreu o último encontro da turma como alunos do curso de Graduação. Houve guerra de bexiguinhas, homenagens, choro, dor, alegrias. Alguns dias depois veio a tão esperada formatura e com a ela a certeza de que não nos veríamos com tanta freqüência, que as coisas mudariam.
Engraçado como o mundo conspira para que certas coisas aconteçam. Hoje, acreditamos que não por acaso essas pessoas formem essa turma. Passou-se exatamente um ano, e quando nos vimos, a sensação foi a mesma como se tivéssemos saído da aula para comemorar alguma coisa. Encontramos-nos outras duas vezes no decorrer do ano, mas hoje a maioria da turma estava presente. Achávamos que só comemoraríamos o novo reencontro, mataríamos a saudade. Mas, a nossa paraninfa/coordenadora tinha um presente para nós. Essas carinhas aí em cima, juntamente com outras que não puderam comparecer - e que a ausência foi muito sentida, conseguiram o conceito 4 no ENADE (imagem do dia da prova abaixo). Vocês sabem a importância disso? Vocês sabem a emoção e alegria de fazer parte de um curso e deixar como legado uma nota 4? Que todos, sem exceção agregaram de alguma forma? A emoção de ver que colegas e professores se tornaram amigos? Que você fez a diferença no mundo?



A Alini trabalha numa agência de viagens, onde ela mescla o seu conhecimento com uma das melhores coisas da vida, viajar! O Anderson trabalha na Secretaria de Saúde de Carazinho, o Ânderson Marcelo é mestrando no PPGH-UPF, a Angélica está indo a Porto Alegre assumir sua carga horária, a Camila é professora concursada do Estado e da escola particular St. Patrick, a Daiane é professora da rede municipal de Coqueiros do Sul e bibliotecária da UPF-Carazinho, a Débora é professora estadual do 3º ano séries iniciais e 6º, 7º ano séries finais e EJA, a Graciela é funcionária pública, a Helena cuida da casa e dá aulas particulares, a Ingrid é diretora da Divisão de Cultura de Serafina Corrêa, a Jaqueline é mestranda do PPGH-UPF, profesorra concursada e dá aulas de Ensino Religioso, Filosofia e História, o Tchola trabalha no departamento de Cultura de Rondinha com oficinas de teatro há quase dez anos, o João Marcelo trabalha numa empresa de exportação, o Juliano é auxiliar pedagógico em Carazinho, o Junior trabalha numa lotérica, está se despedindo da Secretaria de Educação de David Canabarro e foi a Porto Alegre assumir sua carga horária, a Marina assumiu um emprego essa semana, o Murillo é mestrando do PPGH-UPF e pesquisador autônomo, o Nathan é professor concursado, ministrando aulas de História para o EJA, a Paola dá aulas particulares e cursa especialização em Orientação Educacional na Faed-UPF e os demais não conseguimos entrar em contato.
As aulas, os aprendizados, as divergências, as convergências, os corredores, as personalidades, as vozes... Essa experiência está tombada como Patrimônio Imaterial de nossa existência.
Alguém muito inteligente disse, e uma pessoa muito especial reafirmou que, quando aquilo que foi vivido foi realmente significativo, não importa onde estas pessoas estejam, porque aonde elas forem, nós também vamos...

Turma 2011/2, pois não poderíamos assinar de outra forma.




Nenhum comentário: