domingo, 20 de janeiro de 2013

Ciclo de Cinema VII discute as contradições na contemporaneidade



ATENÇÃO: INÍCIO DAS PROJEÇÕES AS 19:30 HS!

FICHAS TÉCNICAS:

O ÓDIO
Título Original:  La Haine
País de Origem:  França
Gênero:  Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento:  1995
Site Oficial:  
Estúdio/Distrib.:  Universal
Direção:  Mathieu Kassovitz 
Sinopse: Filmado no estilo cinema-verdade, O Ódio acompanha um dia na vida de três jovens alienados, propensos a violência , que moram no mesmo conjunto habitacional de Paris. Vinz, que é judeu, é o mais raivoso e menos inteligente dos três. O norte-africano Ssaid é mais calmo, mas também o mais desesperado a respeito do futuro. Hubert é negro, e o mais maduro, que canaliza a sua raiva através do boxe. Os três passaram a noite toda em conflito com a policia, depois que Abdel Ichah, um árabe de 16 anos e amigo deles, fica em coma após ser espancado durante um interrogatório. Mas um caso de abuso de poder, mais um motivo. Embora os três tenham sido tomado pela ira, um cuida do outro para manter o controle. Mas tudo muda quando Vinz encontra um revolver carregado... agora eles viverão o dia mais importante de suas vidas.

O SUSPEITO
Título Original:  Rendition
País de Origem:  EUA / África do Sul
Gênero:  Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento:  2007
Estreia no Brasil: 11/01/2008
Site Oficial:  
Estúdio/Distrib.:  Playarte
Direção:  Gavin Hood 
Sinopse: Ao descobrir que seu marido simplesmente desapareceu de um vôo em direção aos Estados Unidos, Isabella El-Ibrahim (Reese Witherspoon) começa uma desesperada luta para descobrir seu paradeiro. A drama fica mais complicada quando o observador da CIA vivido por Jake Gyllenhaal começa a presenciar um método não-ortodoxo de interrogatório e tortura. Tudo isso, pois, de acordo com a lei Extreme Rendition, um suspeito de terrorismo pode ser levado para seu país de origem e lá ser interrogado por autoridades norte-americanas. Baseado em fatos reais.

E AGORA, AONDE VAMOS?
Título Original:  Et maintenant on va où?
País de Origem:  França / Líbano / Egipto / Itália
Gênero:  Comédia / Romance
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento:  2011
Estreia no Brasil: 15/11/2012
Site Oficial:  
Estúdio/Distrib.:  Vinny Filmes
Direção:  Nadine Labaki 
Sinopse: Muçulmanos e católicos vivem em uma pequena comunidade no Líbano, cujo único elo de ligação com o mundo exterior é uma velha ponte, cercada por antigas minas terrestres que jamais foram removidas. O sinal de TV pega muito mal, o que faz com que não tenham muitas notícias sobre o que acontece no mundo. Apesar da comunidade ser dividida religiosamente, ela vive em paz. Até mesmo a igreja e a mesquita dividem espaço em uma mesma casa. Até que, um dia, os homens da comunidade começam a brigar entre si. É quando as mulheres entram em ação, procurando meios de mantê-los ocupados, de forma que não possam entrar em conflito.




3 comentários:

Quentin Jerome Tarantino disse...

Deveriam realizar um ciclo de cinema "tarantinesco" com comentários de Gizele Zanotto!

Gizele disse...

bah, ia ser muito bom!

Anônimo disse...

Eu apoio o ciclo temático. Tarantino seria um bom começo. Quando estava na graduação propus um ciclo com a trilogia da guerra do Rossellini mas a proposta não andou... snif..

Carlos