quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Equipe do MHR prepara nova exposição sobre cultura indígena



Foto: Divulgação UPF
Exposição acontece em março
A equipe do Museu Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (MHR/UPF) esteve, no último dia 17 de janeiro, na Terra Indígena de Serrinha, em Ronda Alta (RS), conhecendo o Ponto de Cultura – Centro Cultural Kanhgág Jãre (Raízes Kaingáng). No local foram debatidas questões referentes à parceria da exposição Eg Rá- Nossas Marcas, a ser realizada em março.

Uma das ações que o Ponto de Cultura busca valorizar diz respeito às diversas práticas culturais ligadas ao grafismo tradicional do povo indígena Kaingáng, sejam elas produzidas em madeira, tela, tares e no próprio corpo.  O grafismo reflete o universo cultural desse povo.

Tendo em vista a relação dessa forma de arte com a concepção dessa tribo de índios, e visando proporcionar novos conhecimentos acerca do assunto à comunidade na qual o MHR está inserido, será apresentada a partir de março, em parceria com o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi), Instituto Kaingáng, Ponto de Cultura – Centro Cultural Kanhgág Jãre (Raízes Kaingáng), Museu Histórico Regional, UPF e Prefeitura de Passo Fundo, a exposição composta pelo material produzido no referido projeto.

Além da mostra, também estão sendo viabilizados três encontros com as indígenas Kaingáng. O primeiro, destinado às equipes dos MHR e MAVRS acontece em 25 de fevereiro. Os outros dois encontros serão abertos para a comunidade e devem ocorrer nos meses de março e maio.

Participaram da reunião no dia 17/01 a encarregada administrativa dos museus Tania Aimi, a professora responsável pela ação educativa dos museus Marlise Meyrer, e a museóloga do MHR/MAVRS Joana Lizott. Por parte do Ponto de Cultura e Inbrapi, participaram as índias Kaingáng Andila Kaingáng (Nivygsãnh), Susana Kaingáng (Fakój), Daniza Kaingáng (Jagso), Fernanda Kaingáng (Jáfej) e Luciana Kaingáng (Vãngri).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8587.

Nenhum comentário: