quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Historiador lança livro sobre cooperativismo de crédito no RS

Ter, 15 de Janeiro de 2013
Josei Fernandes Pereira, mestre em História, está lançando o livro “Elos & Correntes: História do Cooperativismo e do Crédito no Rio Grande do Sul (1902-1930)”. 

O Portal Ijuhy.com entrevistou nesta segunda-feira,14, o mestre em História, Josei Fernandes Pereira, que está lançando o livro “Elos & Correntes: História do Cooperativismo e do Crédito no Rio Grande do Sul (1902-1930)”.

O trabalho é resultado da sua dissertação de mestrado concluída em abril 2012. Ele conta em entrevista que a compilação de dados sobre cooperativismo começou ainda durante a sua graduação de história, onde realizou também uma monografia sobre o tema.
O livro analisa o cooperativismo e a imigração como modelos de reação camponesa contra as contradições do sistema capitalista, a partir das experiências observadas no contexto da região noroeste do RS. “O cooperativismo ele surge no contexto, mas ele não surge simplesmente como uma oposição ao capitalismo,ele surge como uma alternativa, mas uma alternativa de adaptação ao próprio capitalismo”, explica.
Josei ainda conta em entrevista um dos fatores que o fez escrever o livro. “O campo do cooperativismo é uma experiência bastante importante no desenvolvimento da história do RS e que não tem uma produção aprofundada do ponto de vista da historia e até de outras ciências”, explica.

Com tiragem de três mil exemplares, o livro foi realizado com recursos públicos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e está sendo distribuído gratuitamente, principalmente em escolas e entidades ligadas ao cooperativismo.


Para mais informações sobre como adquirir o livro consulte o autor do livro no perfil do Facebook que pode ser acessado clicando aqui.

Ouça a entrevista com Josei Fernandes Pereira:
Fonte: Ijuhy

Nenhum comentário: