segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Momento Patrimônio discute a História Missioneira

O programa especial Momento Patrimônio da UPFTV, que recebeu o prêmio Darcy Ribeiro edição 2012, vai ao ar na sexta-feira (11/01), às 21h, com o tema “HISTÓRIA MISSIONEIRA”. A produção foi gravada no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, na cidade de São Miguel, que fica a 260km de Passo Fundo. Em dezembro de 1983, o espaço foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e atrai até hoje turistas de distintos povos do mundo. 

A história se torna patrimônio quando resgata o passado, de forma, que se torne essencial para a permanência da identidade cultural de um povo, por isso, o programa tratou da relação entre patrimônio histórico e patrimônio cultural. E levantou questões referentes ao legado da região missioneira para o Rio Grande do Sul, entre outros apontamentos.
Participaram da discussão o jornalista e professor do programa de Pós-Graduação em História da UPF, Tau Golin, a também professora do programa de Pós-Graduação em História, Marlise Regina Meyrer, e a arte historiadora e professora da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF, Jacqueline Ahlert. 

O programa será reapresentado no domingo (13/01), às 22h, pela UPFTV canal 04 da TV aberta ou 08 da NET.



Fonte: UPFTV

Nenhum comentário: