segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

1294 - Morre o imperador mongol Kublai Khan, neto de Gengis Khan


Wikicommons
Kublai Khan, quinto Grande Khan do Império Mongol, de 1260 a 1294, e fundador da dinastia Yuan, que dominou grande parte da Ásia Oriental, morre em 18 de fevereiro 1294. Nascido em 23 de setembro de 1215, Kublai Khan era neto de Gengis Khan.

Desde a juventude foi treinado nas artes da guerra e também assessorado por conselheiros chineses, em especial um intelectual confucionista chamado Yao Ji, adquirindo modos e gostos tipicamente chineses. Assim moldou-se com facilidade aos métodos estrangeiros, o que o tornou um político tão hábil quanto guerreiro.

Com a morte do seu irmão, o imperador Mangu (1259), durante uma campanha contra os turcos mamelucos do Egito, foi proclamado Grande Khan (1260). Ordenou a construção de sua nova capital, Dadu, sobre as ruínas da antiga cidade de Zhengdu, destruída por Genghis, nos arredores da atual Beijing, Pequim para os brasileiros (1260).

Com o objetivo de unificar a China sob seu poder, consolidou-se como soberano da nação ao derrotar o irmão Ariq Boge, que também desejava o trono (1264) e, depois de dominar o sul do país sob o domínio da dinastia Song (1279), Cantão (1277) e Hong Kong (1279), o grande império estava definitivamente conquistado.

Instalou a sede do governo em Pequim (1260), para onde atraiu artistas e pensadores. Desenvolveu o comércio e a indústria e, nesse período, a China foi visitada pela primeira vez por viajantes europeus. Adotou para sua dinastia o nome Yuan (1271) e converteu-se ao budismo, embora admitisse outros cultos.
Decretou uma rígida distinção de castas, com privilégios para os mongóis e morreu aos 79 anos, em Dadu. Marco Polo descreveu o fausto da corte chinesa e as dimensões de seu poder.
Fonte: Opera Mundi

SUGESTÕES DE FILMES


Título Original: Marco Polo
Sinopse: Designado a acompanhar dois padres numa missão para converter a corte de Kublai Khan (Brian Dennis) para Cristandade, Marco Polo (Ian Somerhalder) é abandonado nas montanhas quando os padres, que duvidam muito da existência da China, voltam para o rio. Polo segue corajosamente em direção ao fabuloso País, onde ele é aceito como emissário dentro da corte de Kublai Khan (Brian Dennehy). Isolado no outro lado do mundo, Polo, acompanhado por seu servo, Pedro (B.D. Wong), avançando como um nobre Mongol por 20 extraordinários anos. O que ele leva consigo ao Ocidente é uma crônica que mudou a história para sempre.
Em DVD - 19 de Março de 2007 (Mundial) 170 min  -  Aventura, Drama
Direção: Kevin J. O'Connor
Roteiro: Ron HutchinsonElenco:
Alan Shearman (Maffeo Polo)
B.D. Wong (Pedro)
Brian Dennehy (Kublai Khan)
Christian Lee (Cogatai)
Produtores: Er-Dong Liu, Matthew O'Connor (I)
Países de Origem: Estados Unidos da América
Sinopse: 
Designado a acompanhar dois padres numa missão para converter a corte de Kublai Khan (Brian Dennis) para Cristandade, Marco Polo (Ian Somerhalder) é abandonado nas montanhas quando os padres, que duvidam muito da existência da China, voltam para o rio. Polo segue corajosamente em direção ao fabuloso País, onde ele é aceito como emissário dentro da corte de Kublai Khan (Brian Dennehy). Isolado no outro lado do mundo, Polo, acompanhado por seu servo, Pedro (B.D. Wong), avançando como um nobre Mongol por 20 extraordinários anos. O que ele leva consigo ao Ocidente é uma crônica que mudou a história para sempre.







Título: O Guerreiro Genghis Khan
Título Original: Mongol
Sinopse: Reconstituição dos primeiros anos de vida de Genghis Khan, que ainda muito cedo foi escravo antes de se tornar um dos maiores conquistarores de todos os tempos.
Ele chegou a dominar metade do mundo conmais »
Direção: Sergei Bodrov
Roteiro: Arif Aliyev, Sergei Bodrov
Elenco:
Amadu Mamadakov (Targutai)
Bao Di (Todoen)
Ben Hon Sun (Monk)
Deng Ba Te Er (Daritai)
Países de Origem: Cazaquistão
Estreia Mundial: 20 de Novembro de 2007 
Estreia Brasil: 24 de Julho de 2009



Nenhum comentário: