sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

1847 - Começa a Batalha de Buena Vista, parte da guerra entre México e EUA



Batalha foi parte da guerra que reduziu pela metade o território mexicano, em benefício dos EUA. 
O dia 22 de fevereiro de 1847 marcou o início da Batalha de Buena Vista, que durou dois dias e foi mais um episódio da guerra entre Estados Unidos e México. O resultado dessa disputa, também conhecida como Batalha de la Angostura, gera polêmica até hoje, pois nenhum dos países admite a vitória do adversário.

Os norte-americanos se consideram vitoriosos na Batalha de Buena Vista pois argumentam que o exército inimigo, que era muito mais numeroso (cerca de 16 mil contra 4,5 mil) recuou. Os mexicanos, no entanto, dizem que só deixaram o campo de disputa por uma ordem da Junta Militar do país e que, por isso, houve um empate tático.

Durante o conflito, o general Antonio Santa Anna chegou a declarar vitória mexicana, o que pode ter influenciado a decisão da junta. De qualquer maneira, a batalha está entre as mais sangrentas da história do México, com 694 mortos, mais de mil feridos e quase 300 militares presos pelas forças rivais.

Apesar da polêmica sobre a vitória, diversas cidades nos Estados Unidos receberam o nome de Buena Vista em homenagem à suposta vitória no confronto. Há municípios com esse nome em Virgínia, Alabama e Iowa. Além disso, diversas músicas foram compostas sobre o tema (ver vídeo abaixo).

 

O México, por sua vez, inaugurou em 2008 um museu na cidade de Saltillo, que mantém em seu acervos peças deixadas no campo de batalha.

A Batalha de Buena Vista foi o último dos grandes confrontos da guerra no Nordeste do México. Um dos motivos para o início da guerra foi a interpretação do "Destino manifesto", de que Deus tinha dado aos norte-americanos o direito de expandirem suas terras. Como consequência desse conflito, os Estados Unidos aumentaram em carca de 25% o seu território, enquanto o México foi reduzido pela metade.
Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário: