domingo, 17 de fevereiro de 2013

México celebra aniversário de "La Catrina", célebre personagem local

La Catrina, personagem feminina mais conhecida no México depois da Virgem de Guadalupe, faz aniversário nesta sexta-feira (15/02). Originalmente chamada La Calavera Garbancera (A Caveira do Grão de Bico), a figura feminina foi criada por José Guadalupe Posada e batizada depois como La Catrina pelo pintor mexicano Diego Rivera.

A versão original foi uma gravura em metal feita em 1912 com o nome de La Calavera Garbancera, em referência às pessoas que vendiam grão de bico e, com sangue indígena correndo por suas veias, se faziam passar por europeus, renegando suas origens. La Catrina de Posada aparece como um esqueleto enfeitado apenas com um chapéu, para destacar o ar senhoril que queriam demonstrar aqueles que tanto se distanciavam do autêntico mexicano.

Foi Rivera quem vestiu La Catrina pela primeira vez em seu mural Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central (Sonho de uma tarde dominical na Alameda Central), criado em 1948. Junto a quase 150 personagens da época, na pintura está a La Catrina ao lado de seu criador, Guadalupe Posada, e de seu padrinho de nome, o próprio Rivera; também está sua esposa, a famosa pintora mexicana Frida Kahlo. Além deles, aparece também o poeta e revolucionário cubano José Martí, cujo natalício de 160 anos aconteceu em 28 de janeiro deste ano.
Wikicommons


Com o tempo La Catrina se apresenta de muitas maneiras: alegre, namoradeira, enfeitada, em uma sacada, de cerâmica ou à óleo, mas sempre associada com a cultura e a vida mexicanas. No dia 2 de novembro, Dia dos Mortos, é a mais venerada pelos mexicanos.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário: