quinta-feira, 28 de março de 2013

Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo abre inscrições


Em agosto, 101 escritores de nove países estarão na cidade gaúcha para discutir o tema “Leituras jovens do mundo”. Interessados em participar podem se inscrever a partir de 1º de abril

Mais de uma centena de escritores, artistas e pensadores têm encontro marcado com seus leitores na 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, um dos primeiros e mais importantes eventos literários do país. Marcada para acontecer entre os dias 27 e 31 de agosto, a Jornada nesta edição está voltada ao jovem.
Para se inscrever, basta acessar o portal da Jornada (www.jornadasliterarias.upf.br). Pelo site, os interessados devem escolher a modalidade de participação, preencher a ficha de inscrição on-line e efetuar o pagamento via boleto bancário. As vagas são limitadas e as inscrições, que começam no dia 1º de abril, ficam abertas até a lotação em cada módulo.
Pelo portal, é possível ainda consultar a programação, além de conhecer os autores que já confirmaram presença. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Leituras Jovens do Mundo
Ao propor o tema “Leituras Jovens do Mundo”, a Jornada vai explorar o potencial, as preferências e a diversidade de interesses e de comportamentos necessários ao entendimento dos jovens. Para as discussões estão convidados autores internacionais, como o diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Barcelona, Cesar Coll, e o romancista mexicano Alejandro Reyes. Entre os brasileiros, destacam-se José Castello, Walcyr Carrasco, Jairo Bouer, Laura Müller, André Vianco e Raphael Draccon.

A programação conta ainda com sessões de autógrafos, conversas paralelas, oficinas, espetáculos e exposições e dois grandes shows musicais: Titãs e Yamandu Costa.

Eventos paralelos
Eventos paralelos e já tradicionais fazem parte da programação da Jornada e integram diferentes públicos: a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, destinada a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas; o 12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, que ocorre anualmente, alternando cidades da Europa e Passo Fundo em anos de Jornadas Literárias; o 4º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos: a criação literária em debate; o 3º Seminário Internacional de Contadores de Histórias; o 2º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e a segunda edição da JorNight, destinada especialmente aos jovens. As maiores novidades de 2013 ficam por conta do Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura e da Jornada UPF.


Mais Informações à Imprensa
Lu Fernandes Comunicação e Imprensa
Tel: (11) 3814-4600
Atendimento: Leonardo Neto / Mary Zaidan

Nenhum comentário: