sexta-feira, 15 de março de 2013

Poesia por todos os lados

I Sarau de Poesia do IFCH marcou o Dia Nacional da Poesia e teve como objetivo despertar o gosto pela leitura deste estilo literário

Foto: Leonardo Andreoli
Acadêmicos de diversos cursos colaboraram com poemas e desenhos
Poesias, desenhos, músicas e murais criativos marcaram o I Sarau de Poesia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF). Durante todo o dia 15/03, Dia Nacional da Poesia, acadêmicos de diversos cursos da instituição tiveram a oportunidade acompanhar a programação e colaborar com textos de autoria própria. Um varal instalado no saguão da unidade acadêmica reúne várias dessas obras e pode ser conferido até a próxima segunda-feira (18/03).

Além de incentivar o gosto pela leitura da poesia, o evento, marcando o Dia Nacional da Poesia, teve como objetivo divulgar o projeto Bookcrossing, que incentiva as pessoas a compartilharem livros. De acordo com a professora Luciana Sturm, uma das organizadoras da atividade, muitos alunos do curso de Letras e de outras graduações escrevem e declamam poesias. “Temos também o Bando de Letras e a nossa intenção foi fazer uma integração. Contamos, igualmente com a participação da escola EENAV, com o professor Laércio Fernandes, que trouxe alunos para conferirem o trabalho”, explicou.

Durante a noite, antes do início das aulas, vários acadêmicos declamaram poesias e cantaram, e o Bando de Letras fez várias performances. Além do varal, os murais criativos podem ser conferidos até a segunda-feira. A diretora do Instituto, professora Rosani Sgari, acompanhou a programação e apoiou a iniciativa.

Bookcrossing
Desde que foi lançado em outubro do ano passado, o Bookcrossing em Passo Fundo tem mais de 2 mil livros circulando. As obras estão à disposição dos interessados no saguão do IFCH, Campus I da UPF. Além de poder utilizar os materiais disponíveis, no local é possível fazer a doação de novos títulos para que eles possam circular entre leitores, objetivo principal da iniciativa.

Nenhum comentário: