segunda-feira, 11 de março de 2013

Projeto Bookcrossing promove I Sarau de Poesias do IFCH

Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, data também do nascimento do poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), o projeto Bookcrossing da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove nesta quinta-feira, dia 14/03, o I Sarau de Poesias do IFCH. A iniciativa, que objetiva despertar o interesse pelo gênero literário e incentivar jovens escritores a divulgarem suas produções, ocorre no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

A programação vai ter diversas atividades que acontecerão durante todo o dia. As leituras e as declamações de poesias ocorrerão em três horários: 9h40min às 10h, 15h40min às 16h, e 19h às 19h45min. No último horário haverá uma apresentação do Bando de Letras, grupo formado por acadêmicos do curso de Letras, no qual os integrantes recitam poemas e contam histórias durante as apresentações. Os escritores participantes ainda vão poder expor seus trabalhos no Varal de Poesias, que estará no saguão do IFCH, e participar do Mural da Criatividade, com redações livres de poesia e mensagens em mural, também expostas no saguão.

Durante o evento, os organizadores do Sarau estarão recebendo doações de livros, revistas e outros materiais de leitura para o Projeto Bookcrossing, que é a prática de deixar um livro num local público para ser encontrado e lido por outro leitor que, por sua vez, deverá fazer o mesmo. As obras doadas poderão ser entregues na secretaria do IFCH ou no Diretório Acadêmico da unidade para que recebam o selo Bookcrossing e, então, sejam disponibilizados em estantes no IFCH.

Interessados em participar dos momentos de leitura e das declamações de poesia devem fazer sua inscrição no Diretório Acadêmico do IFCH. As inscrições são gratuitas e haverá certificados aos participantes. O Sarau recebe o apoio dos acadêmicos e professores do IFCH, da Revista Letrilhando e do Diretório Acadêmico América Latina Livre (DAALL) da unidade.

Projeto Bookcrossing
Atualmente, o Projeto Bookcrossing IFCH conta com 21 acadêmicos que atuam como agentes responsáveis pelo planejamento e divulgação de ações que visam chamar a atenção da sociedade para a importância da leitura. Além disso, os “Agentes Bookcrossing” desejam sensibilizar o público em geral para que “libertem” livros já lidos – uma das propostas do projeto nacional bookcrossing.com.

Neste ano, o grupo pretende ainda ampliar suas ações realizando outros Saraus nos espaços da UPF, incentivando a “libertação” de livros em espaços públicos e ampliando parcerias para divulgar essa prática. Mais informações referentes ao projeto podem ser obtidas na página no Facebook.


Nenhum comentário: