sexta-feira, 26 de abril de 2013

Oficinas qualificam bolsistas do Pibid


Foto: Cristiane Sossella
Oficina de Produção de Textos Falados e Escritos foi ministrada pela professora Elisane Cayser
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e desenvolvido na Universidade de Passo Fundo (UPF) desde 2010, beneficia hoje 240 bolsistas dos diferentes cursos de licenciatura. O Pibid busca qualificar a formação dos licenciandos no intuito de promover uma educação pública de qualidade. Para tanto, neste semestre, os coordenadores das áreas envolvidas organizaram oficinas com a finalidade de complementar os estudos realizados nos subprojetos e ampliar a capacidade de atuação dos bolsistas. A primeira delas, Produção de Textos Falados e Escritos, aconteceu nesta quinta-feira, dia 25/04, no auditório do prédio B5, Campus I.

Com planejamento e execução da professora Elisane Cayser, do curso de Letras, a ação contou com a participação de bolsistas e professores dos subprojetos de Matemática, Geografia, Química, Física, Ciências Biológicas, Música e História. A abordagem da professora Elisane destacou aspectos fundamentais para que os sujeitos tenham bom desempenho nas suas apresentações. “Neste contexto estão inseridas tanto as apresentações acadêmicas que os bolsistas fazem na Universidade ou em outras instituições, quanto a própria docência”, afirmou. A professora trabalhou com alguns aspectos específicos da língua portuguesa, uma habilidade importante em qualquer área. “O conhecimento é transmitido por meio da linguagem. É pela linguagem oral ou escrita que um sujeito consegue se comunicar com o outro”, sintetizou.

Abordando o mesmo tema, Produção de Textos Falados e Escritos, no dia 02 de maio, a oficina será destinada aos bolsistas dos subprojetos Pedagogia (Passo Fundo e Carazinho), Educação Física, Artes, Filosofia, Letras Português, Letras Inglês e Letras Espanhol.

Temas diferenciados
A coordenadora institucional do Pibid Marlete Diedrich enfatizou que estão previstas oficinas abordando outros temas ao longo do ano, como por exemplo, metodologia científica, línguas estrangeiras e questões relacionadas à docência. “Os temas foram escolhidos com base na necessidade de formação de bolsistas, já que existem habilidades docentes que devem estar bem consolidadas”, explicou. De acordo com a professora, o Pibid é uma importante política pública e de estado para formação de professores no Brasil. “A UPF é protagonista neste importante processo, com ações do Pibid consolidadas em diversas escolas públicas de Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Carazinho”, argumentou.

Todas as informações referentes ao Pibid na UPF podem ser conferidas no sitewww.upf.br/pibid.


Nenhum comentário: