quarta-feira, 17 de abril de 2013

PERFIS PROFISSIONAIS: HISTORIADORES EM ARQUIVOS


O documento do link abaixo resultou dos debates ocorridos por ocasião de evento realizado no Arquivo Público de São Paulo (APESP) nos dias 6 e 7 de dezembro de 2012, reunindo aproximadamente 200 pessoas, no qual se debateu o perfil profissional dos historiadores que atuam em arquivos e instituições congêneres não como usuários mas como profissionais vinculados às entidades custodiadoras de acervos.

O evento foi promovido pela ANPUH-Brasil e apoiado pelo APESP. Espera-se que as reflexões e decisões aqui divulgadas contribuam para uma maior clareza a respeito deste perfil tanto nas mencionadas entidades quanto nos cursos voltados à formação de historiadores. Tal questão parece-nos extremamente importante justamente no momento em que aguardamos a aprovação do Projeto de Regulamentação da Profissão de Historiador na Câmara dos Deputados.

Esperamos que, proximamente, a ANPUH-Brasil possa promover eventos semelhantes referentes aos profissionais de História que atuam em museus, instituições voltadas à salvaguarda do patrimônio histórico, turismo, entre outros espaços.

Aqui: http://apalopez.info/bieau/ANPUH-historiadores_em_arquivos.pdf

Nenhum comentário: