sexta-feira, 26 de abril de 2013

Seminário discute formação e valorização do magistério

Evento visa contribuir para a promoção da qualidade da educação nos diferentes níveis de ensino

A Vice-reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo (VRGRAD/UPF) e a Área de Prática de Ensino e Estágios promovem no dia 23 de maio, o V Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica. Com o tema A democratização da Educação Básica: formação e valorização do magistério, o evento é destinado a professores da região de abrangência da UPF e a acadêmicos da instituição, em especial aqueles dos cursos de licenciatura.
O Seminário tem como objetivos discutir questões relacionadas à democratização da educação básica, bem como à formação e à valorização do magistério, propiciar aos educadores e aos acadêmicos das diferentes áreas do saber discussões e reflexões sobre a prática docente e sobre novas perspectivas de ensino e de aprendizagem, e ampliar os espaços de integração e diálogo entre os bolsistas do Parfor/Pibid-Capes-UPF, oportunizando a socialização do conhecimento construído nessas experiências.

Programação
A programação do evento, que conta com o reconhecimento e o apoio da Capes, por meio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), tem previstas diversas atividades. Durante a manhã, no Centro de Eventos, Campus I, haverá o Momento Cultural Wagner & Cia Apresentam Vinícius: Um show sobre a vida e a obra do poeta Vinícius de Moraes, com Cláudio Wagner, Aline Bouvié, Guilherme Gambatto da Silva, Larissa Pádua, Lucas Wagner, Mateus Moresco e Mateus Pasquali, e a Conferência “A democratização da Educação Básica: formação e valorização do magistério”, com a Dra. Maria Beatriz Luce (UFRGS). No turno da tarde, nos prédios das unidades acadêmicas, serão oferecidas gratuitamente 60 oficinas pedagógicas nas diferentes áreas do saber.

Paralelamente ao Seminário, no dia 22 de maio, acontece o III Encontro de Professores e Estagiários das Licenciaturas, para acadêmicos e docentes da UPF. O encontro irá discutir a temática “Os desafios da docência na educação básica”, e será realizado no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), a partir das 19h30min.

Inscrições
Interessados em participar do V Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica podem se inscrever no site www.upf.br, link Eventos e Cursos. A inscrição deve ser feita separadamente para o turno da manhã (com 600 vagas disponíveis) e para as oficinas no turno da tarde (com 800 vagas disponíveis). Será oferecido certificado de 4h para cada turno de atividade realizada.

Quem deseja participar do III Encontro de Professores e Estagiários das Licenciaturas deve fazer a inscrição acessando o site da UPF, no link Eventos e Cursos. Os participantes também receberão certificado de 4 horas. A inscrição para os dois eventos é gratuita.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3316-8365 e pelo e-mail dgrad@upf.br. A programação completa encontra-se disponível no sitewww.upf.br/semape.

Nenhum comentário: