terça-feira, 14 de maio de 2013

Arquivo Histórico Regional realiza restauração de documentos

Foto: Divulgação UPF
Planta do Polígono Jacuí-Pinheiro Torto sendo restaurada

Preocupar-se com a preservação dos conjuntos documentais que mantêm viva a memória e a história da região é o principal objetivo do Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (AHR/UPF), que em 2014 completa 30 anos. Entre as diversas ações desenvolvidas pelo AHR está o restauro de documentos.

No local, o trabalho de restauração tem aproximadamente 10 anos de existência, sendo realizado pela equipe formada pelos funcionários Benhur Jungbeck e Sandra Benvegnú. São vários os procedimentos que compõem essa importante atividade, tais como, testes de ph, limpezas mecânicas, planificações e banhos no documento. Eles são executados de acordo com a matéria-prima da qual é feito o material. "O trabalho é artesanal. A técnica utilizada no restauro pode ser a mesma, mas as fases da restauração diferenciam-se umas das outras de acordo com o tipo de documento, tornando o processo demorado”, comenta Sandra.
Vários materiais são restaurados, como livros, cadernos, mapas e plantas de terras. Normalmente o acervo chega ao Arquivo Histórico Regional por doações. Exemplos disso são as plantas que foram utilizadas pela antiga Secretaria de Obras Públicas do Estado. Nelas estão anotações das famílias que compraram lotes de terras e os nomes de seus respectivos proprietários.

Existe por parte da equipe uma preocupação com a reconstrução e a estética do suporte físico do material. O objetivo principal é deixá-lo o mais próximo possível do que era o documento original. “É necessário ter cuidado com o valor histórico e com a aparência daquilo que está sendo restaurado. Habilidade manual, paciência e responsabilidade são características imprescindíveis para quem atua na área”, salientam os funcionários.


História do AHR
O Arquivo Histórico da Universidade de Passo Fundo (UPF) iniciou suas atividades no ano de 1984 junto ao Campus I da UPF. A partir de 1996 passou a denominar-se Arquivo Histórico Regional – UPF (AHR) e sua localização foi transferida para as atuais instalações, junto ao Campus III da Universidade, no centro de Passo Fundo. A coordenação das atividades do Arquivo está diretamente ligada ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF.

Mais informações sobre as atividades desenvolvidas no AHR podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8516, pelo e-mail ahr@upf.br e pelo site www.upf.br/ahr. No vídeo abaixo podem ser conferidas algumas fases da restauração da planta do Polígono Jacuí- Pinheiro Torto.




Nenhum comentário: