sexta-feira, 17 de maio de 2013

Chamadas HDT (2013/2014)



Caros leitores,

A Revista História Debates e Tendências
Conceito B1 no Qualis Capes – é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, destinada a divulgar produções inéditas nas áreas de História, Ciências Sociais e áreas afins. Aceita artigos em português, espanhol, francês, italiano e inglês. Está indexada nas seguintes bases: Portal de Periódicos Capes, Sumários, Diadorim (IBICT), LivRe!, The History Journal’s Guide, Latindex.
História Debates e Tendências se encontra com chamada aberta para os seguintes dossiês:

- Imigração e relações Interétnicas – Artigos até 31/07/2013
- I Guerra Mundial – Artigos até 31/01/2014
- Guerra e Navegação na América Meridional – Artigos até 31/06/2014


História Debates e Tendências recebe ainda contribuições em fluxo contínuo para as seguintes seções: 
Artigos livres; 
Entrevistas;
Resenhas;
Fontes comentadas.
Os textos devem ser submetidos por meio do SEER, através do site http://www.upf.br/seer/index.php/rhdt/index
Para efeito de padronização gráfica, os trabalhos devem seguir, rigorosamente, as normas abaixo especificadas, sob o risco de não serem aceitos, independente da adequação do conteúdo.
1.    Os artigos deverão ter extensão entre 25.0000 e 45.000 caracteres com espaços, incluídas as notas e referências bibliográficas, digitados em programa Word for Windows ou compatível, em formato A4, com fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas de 1,5, margens de 2,5 cm, parágrafo de 1,5 cm (primeira linha).
2.    Os artigos deverão vir acompanhados de resumo no idioma original, e de um resumo em português, quando este não for o idioma original, bem como de resumos em espanhol e inglês, de no máximo 10 linhas, três palavras-chave no idioma original, em português (quando este não for o idioma original), três em inglês (keywords) e três em espanhol (palabras-clave).
3.    As referências bibliográficas no interior do texto devem seguir o padrão autor data, conforme os exemplos:
- um autor (Sobrenome, data, p. XX.);
- dois autores: (Sobrenome; Sobrenome, data, p. xx);
- três ou mais autores: (Sobrenome, et al, data, p. xx).
Trabalhos com o(s) mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data.
4.  Citações: documentais e/ou bibliográficas de até três linhas devem ser realizadas no interior do texto e com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com o seguinte formato: Tamanho da fonte 10, espaço simples, alinhamento justificado, margem esquerda 2,5 cm, sem deslocamento da primeira linha, espaçamento antes e depois de 6pts. Ao final da citação, entre parênteses, deve constar a referência bibliográfica conforme indicado no item 3.
5. Subtítulos: tamanho da fonte 13, alinhamento a esquerda, espaço simples, espaçamento antes e depois de 6 pts.
6. Notas deverão ter caráter explicativo e/ou aditivo e inseridas no final do texto. Não utilizar notas somente para referências bibliográficas. Se, nas notas houver referências bibliográficas, deverão ser observadas as mesmas regras do corpo do texto. As notas deverão ser numeradas sequencialmente.
7. Os textos para as seções de Resenhas, Fontes Comentadas e Entrevistas, seguem os mesmos padrões definidos para título, corpo do texto, subtítulos e notas de final de texto, e deverão possuir extensão entre 12.000 a 14.000 caracteres com espaços, incluídas as notas e referências bibliográficas.
8. Imagens e/ou ilustrações deverão ser enviadas como "Documentos Suplementares" em arquivo à parte, no formato JPG, ou TIF, em alta resolução (no mínimo 200 dpi). No corpo do texto deverão vir indicados os locais em que serão colocadas, bem como a respectiva legenda. O autor é responsável pela autorização de publicação da imagem, bem como pelas referências correspondentes.
9. Figuras e/ou tabelas confeccionadas em Word e gráficos em Excel, devem seguir a mesma orientação do item anterior.
10. As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética. Formato: Tamanho da fonte 10, espaço interlinear simples, e espaço duplo depois, conforme exemplos:
Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do livro: Subtítulo. Cidade: Editora, ano.
Capítulos de Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). [caso o organizador ou o autor do livro não seja o mesmo do capítulo] Título do livro. Subtítulo. Cidade: Editora, ano, p. xx-yy. (página inicial - final).
Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico. Cidade: Editora, Volume, Fascículo ou Número, Ano, p. xx-yy (página inicial - final).
Textos de publicações em eventos:
SOBRENOME, Nome. Título. In: NOME DO EVENTO, Número da edição do evento, Ano em que o evento ocorreu, Cidade de realização do evento. Título dos Anais. Cidade: Editora, Ano. p. xx-yy (página inicial - final).
Teses / Dissertações:
SOBRENOME, Nome. Título da D/T. Cidade. Dissertação/Tese. Cidade, Nome do Programa de Pós Graduação ou Faculdade – Nome da IES, Ano.
Sites:
Disponível em httpp:// ... Acesso em dd/mm/aaaa. 

Nenhum comentário: