terça-feira, 14 de maio de 2013

Edital de Seleção PPGH 2013.02



EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2013

MESTRADO

 TURMA 2013/02

 O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade de Passo Fundo (UPF), torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado, turma 2013/02. O processo seletivo tem por objetivo avaliar a potencialidade dos candidatos, em termos de formação, conhecimento da área e disponibilidade  para estudos avançados.
 

 I -  DA SELEÇÃO

         * A seleção constará das seguintes etapas:

 1)    PROVA ESCRITA:
 15/07/2013, às 8h30min

      a) A prova escrita constará do desenvolvimento pelo candidato de uma dissertação, redigida sem consulta, sobre um tema relacionado à Área de Concentração do Programa, História Regional.

        Temas ( no momento da prova, será sorteado um dos temas abaixo para dissertação):

          * História Regional : o conceito de região

          * História Regional e nacionalismos

          * História Regional e identidades

          * História Regional e cultura

            b) A prova escrita será corrigida com base nos seguintes critérios:

         *capacidade de reflexão, articulação, elaboração e apresentação de argumentos;

         * capacidade de diálogo com a historiografia pertinente e domínio conceitual;

         * capacidade de expressão escrita.

           c) A  identificação do candidato na prova escrita será  através do número do CPF.

2)    ENTREVISTA COM BASE NO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA: 15/07/2013, a partir das 13h30min e 16/07/2012, a partir das 9h.

           a) O agendamento do horário da entrevista deverá ser realizado junto à Secretaria do Programa.

           b) Na entrevista, a Comissão de Seleção  avaliará  os seguintes quesitos:

             *domínio sobre os elementos básicos constitutivos do pré-projeto de pesquisa, como o tema, problema, historiografia pertinente, objetivos, conceitos  e fontes necessárias ao seu desenvolvimento.

             *exequibilidade da pesquisa dentro dos prazos exigidos, bem como da disponibilidade pessoal do candidato em frequentar e concluir o curso nesses prazos.

             *trajetória de formação acadêmica e desempenho na argüição: capacidade de articulação, de elaboração e apresentação de argumentos ao ser inquirido.

       
3)    ANÁLISE DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA:

a) A análise do pré-projeto de pesquisa será realizada pela Comissão de Seleção que observará os seguintes quesitos:

*adequação às linhas de pesquisa do Programa;

*consistência temática e metodológica;

*conhecimento da bibliografia básica pertinente ao pré-projeto;

*indicação das fontes relacionadas ao pré-projeto;

*viabilidade do cronograma;

 4)     ANÁLISE DO CURRÍCULO:

             * O Candidato terá seu currículo analisado pela Comissão de Seleção, formada por docentes das Linhas de Pesquisa do Programa e pelo Coordenador. A Comissão de Seleção pontuará os currículos dos candidatos segundo os critérios previamente estabelecidos e divulgados conforme a Tabela de Pontuação de Currículos, disponível para preenchimento no site do Programa.
 

 II - DA CLASSIFICAÇÃO 

 Após  a atribuição de notas de 1,0 ( UM) a 10 ( dez) às diversas fases do processo seletivo, A Comissão de Seleção gerará uma média ponderada, a partir das notas obtidas  nas diversas fases classificatórias do processo, sendo que a prova escrita terá peso 3, o projeto de pesquisa peso 3, a entrevista peso  3 e o currículo, peso 1.Serão classificados os candidatos que obtiverem nota final  mínima de 7,0(sete). As vagas serão preenchidas pelos candidatos de maior nota, sendo que os demais constarão como suplentes.
 

     RESULTADO DA SELEÇÃO: até 19/07/2013

 NÚMERO DE VAGAS: 10 (dez). O Programa não se compromete a preencher todas as vagas.

 III - DA  INSCRIÇÃO

 DATA:  14/05/2013 a 01/07/2013

 A inscrição deverá ser feita exclusivamente  no endereço eletrônico:

http://www.upf.br/posgraduacao/inscricoes.php


Valor: R$ 80,00 (oitenta reais)

 HOMOLOGAÇÃO :  05/07/2013

     A inscrição somente será homologada mediante o envio da documentação completa.

 DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:


 a)    Currículo Lattes comprovado ( cópia da documentação);

b)    4 (quatro) cópias do projeto de pesquisa;(
clique aqui para download de modelo)

c)    2 (duas) cópias do diploma de graduação;

d)    2 (duas) cópias do  histórico escolar;

e)    2 (duas) cópias da certidão de casamento ou nascimento;

f)     2 (duas) cópias do RG;

g)    2 (duas) cópias do CPF;

h)   1 (uma) foto  3x4 recente;

i)     Formulário de inscrição;
(clique aqui para download)

j)     Cópia do comprovante de pagamento da inscrição;

k)    Tabela de Pontuação de currículos;
 (clique aqui para download) 
 
 ENVIO DE DOCUMENTOS: 

 Pela Central de Atendimento ao Aluno e Secretaria do PPGH

Universidade de Passo Fundo – Centro Administrativo

 Por SEDEX -  Postado até  01/07/2013 

Endereço:

Universidade de Passo Fundo

IFCH – Prédio B4

Programa de Pós-Graduação em História

Campus I – Bairro São José – KM 292 – BR 285

CEP 99052-900 – Passo Fundo/RS

 IV - INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES


* A documentação dos candidatos não classificados deverá ser retirada, na Secretaria do PPGH, até o prazo máximo de 13/12/2013. Após esta data será encaminhada para reciclagem.

* Não serão aceitos recursos quanto à homologação e quanto ao processo de seleção e seu resultado.

* A Comissão de Seleção decidirá sobre as questões não previstas no presente Edital.

 * PRÉ-MATRÍCULAS :  23/07/2013 pelo e-mail: pghis@upf.br

* OUTRAS INFORMAÇÕES: (54) 3316-8339,  pghis@upf.br,   http://www.ppgh.upf.br/
 Passo Fundo, 08 de  maio  de 2013
 

Comissão de Seleção do PPGH

Nenhum comentário: