quarta-feira, 29 de maio de 2013

Fazendo História, pibidiando, divulgando

por Bruna Anacleto
Buscando refletir sobre os múltiplos contextos de atuação do professor e os desafios da profissão docente, em especial as práticas interdisciplinares compartilhadas na escola básica, oportunizando a reflexão acerca da importância da formação compartilhada entre universidade e escola e fomentando a produção científica nos cursos de licenciatura, se realizou o III Seminário Interdisciplinar PIBID UNIFRA – Santa Maria, de 14 a 16/05/2013 com o tema “Os desafios da interdisciplinaridade na formação docente”. O evento possibilitou aos graduandos/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de diversas áreas pudessem compartilhar suas experiências através de apresentações orais, pôster e envios de artigos para posterior publicação. 
Nesse sentido, eu, aluna do sexto nível do Curso de História – UPF, participei apresentando o trabalho de reflexão sobre a minha experiência intitulado “Patrimônio e ensino: articulações entre teoria e práxis nas oficinas PIBID História/UPF”, explanando a proposta de trabalho de educação patrimonial desenvolvida na escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves – Passo Fundo/RS, bem como sua importância na formação acadêmica dos futuros professores, salientando assim, o processo formativo enquanto pesquisa e produção científica dos alunos participantes do referido Programa. 
Pude experienciar diversas formas de organização de grupos de trabalhos nas escolas, além de conhecer propostas inovadoras para se pensar tanto o fazer histórico em sala de aula, como o fazer acadêmico nos ambientes escolares. Acredito que seminários como estes deviam se tornar corriqueiros nas instituições de ensino a fim de promover os trabalhos realizados pela mesma, e conhecer e compartilhar experiências e práticas com demais graduandos, qualificando e perpetuando o acesso e a produção de conhecimento.

Nenhum comentário: