quinta-feira, 2 de maio de 2013

“Passo Fundo, uma cidade sem rugas” é tema do Programa Momento Patrimônio da UPFTV

Passo Fundo tem mais de 150 anos, porém a maior parte de sua população não conhece e preserva sua história. Esse é o tema de programa da UPFTV que vai ao ar nesta sexta, às 21h

Foto: Divulgação UPF
Programa conta com convidados especialistas na área

Assista a uma prévia do programa
O programa especial Momento Patrimônio da UPFTV tem em sua temática desta semana uma denominação do jornalista passo-fundense Ivaldino Tasca: “Passo Fundo como uma cidade sem rugas”. O sentido simbólico da palavra “rugas” foi utilizado como uma menção ao tempo, ao passado, à memória, à identidade da cidade, incentivando que o processo de educação patrimonial alcance e sensibilize as pessoas que vivem em Passo Fundo.

O programa, que foi gravado dentro da UPF, levanta questionamentos como: há uma relação de pertencimento dos munícipes com a cidade? Passo Fundo deve ser considerada simplesmente como uma terra de passagem? Onde estão as memórias locais? Existe uma identificação das pessoas com lugares como ruas, bairros, praças e edificações? Como valorizar e preservar as histórias, os elementos históricos que constroem a identidade cultural, social e artística da cidade?



Essas e outras questões ganham espaço no programa, que teve como convidados o arquiteto e urbanista Nino Machado, e as professoras do Programa de Pós-Graduação em História da UPF Gizele Zanotto e Ironita Machado.

“Cidade sem rugas” vai ao ar nesta sexta (03/05), às 21h, e será reapresentado no domingo (05/05), às 22h, pela UPFTV, canal 04 (aberto) e 08 da Net (a cabo) em Passo Fundo.  Em Marau a emissora pode ser sintonizada pelo canal 54 e em Carazinho pelo 20.

O programa especial Momento Patrimônio, que é resultado de um projeto de extensão da UPF, vai ao ar no início de cada mês trazendo diferentes assuntos, que dizem respeito ao reconhecimento e a preservação do o que é considerado público, e por isso, de responsabilidade de todos.

Nenhum comentário: