domingo, 26 de maio de 2013

Rede da Memória Virtual Brasileira

O Projeto Rede da Memória Virtual Brasileira

A Fundação Biblioteca Nacional, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, tem a missão de garantir a todos os cidadãos, desta e das futuras gerações, o acesso à memória cultural brasileira. De modo a cumprir sua missão a Biblioteca Nacional desenvolve diversas atividades e projetos, que tem como objetivo a democratização e ampliação do acesso por parte da população à informação, a partir de fontes primárias de pesquisa. Dentro deste contexto está o projeto Rede da Memória Virtual Brasileira.
O projeto Rede da Memória Virtual Brasileira, desenvolvido em parceria com a FINEP-MCT, pretende apoiar a automação e disponibilização, em meio eletrônico, dos acervos de bibliotecas participantes, inventariando e disseminando a memória brasileira armazenada nas diversas coleções espalhadas pelo país. A criação e geração de conteúdos digitais inéditos de relevância para a cultura regional e nacional e a sua difusão através do Portal da Rede Memória Virtual Brasileira, permitirá a universalização do acesso à diversidade cultural brasileira.
Através do Portal da Memória Virtual Brasileira o visitante poderá conhecer as expressões culturais das artes, música, literatura e história do país ou da sua região, tendo acesso também à documentação, proveniente dos acervos das bibliotecas universitárias e públicas, que comprove as informações apresentadas.
Integrando e difundindo esta parte da história da sociedade brasileira, a Rede da Memória Virtual Brasileira pretende fazer com que o país conheça suas raízes.

Nenhum comentário: