quinta-feira, 6 de junho de 2013

45 anos de prestação de serviços educacionais à comunidade

Para comemorar o aniversário, instituição terá Sessão Solene do Conselho Universitário e lançamento de edição especial da revista Universo UPF, além de materiais especiais que circulam na Zero Hora e nos jornais O Nacional e Diário da Manhã

Foto: Fabiana Beltrami
UPF comemora presença na história da região e na formação de mais de 63 mil profissionais
A Universidade de Passo Fundo (UPF) comemora nesta quinta-feira, dia 06 de junho, 45 anos de fundação. Mais do que uma data de celebração, o aniversário representa a consolidação de uma das mais importantes instituições do Norte do Rio Grande do Sul. A criação da UPF representou avanços em todos os setores da economia, bem como foi fator determinante para aumentar a qualidade de vida da comunidade regional.

Ao longo dessas quatro décadas e meia, a UPF transformou a vida de mais de 63 mil pessoas que se formaram nos cursos de graduação oferecidos. Todos esses egressos levam o conhecimento construído durante a vida acadêmica para as mais diferentes regiões brasileiras e, inclusive, para o exterior. Na opinião do reitor José Carlos Carles de Souza, é imensurável a contribuição da Universidade no desenvolvimento regional e nacional, seja por meio de pesquisas, de projetos de extensão ou da formação de profissionais éticos e comprometidos com as comunidades nas quais atuam. “Não se pode medir a história de uma instituição como a UPF apenas pelos números. Obviamente eles representam a grandeza da Universidade, que é inegável. No entanto, o que a comunidade vivencia no desenvolvimento do bem estar social, econômico e cultural, é de fato, o que demonstra o quão importante a UPF é para a região e o que ela representa para o país”, completa.

Presença ampliada
O ideal de implantação de uma Universidade para atender a demanda de formação profissional na década de 1960 trouxe junto o compromisso do desenvolvimento de uma área que compreende hoje mais de 100 municípios. Com mais de 21,8 mil alunos, a presença da Universidade gera 2,4 mil empregos diretos, sendo que a Instituição é reconhecida também pela prestação de serviços e pela oferta de atividades de cultura e lazer. As 12 unidades acadêmicas em Passo Fundo e os campi instalados em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Soledade e Sarandi fazem da UPF uma Universidade regional, pois possibilita o acesso ao ensino superior em importantes microrregiões gaúchas.


O objetivo, desde o princípio, foi a educação de qualidade. Os investimentos em qualificação docente, na infraestrutura e a condição didático-pedagógica garantem à UPF o conceito 4 de recredenciamento pelo Ministério da Educação enquanto Universidade, numa escala em que o máximo é 5. Atualmente, a Instituição conta com 60 cursos de graduação, mais de 50 cursos de especialização em andamento, 10 mestrados, dois doutorados e um estágio pós-doutoral. Nos mais de 400 hectares de área, a UPF oferece um ambiente de socialização e conhecimento. Para isso, conta com clínicas, laboratórios e salas de ensino prático-experimental, além de uma rede de 10 bibliotecas com 282 mil exemplares em todas as áreas, e também com bibliotecas online.

Quando tudo começou
Na segunda metade do século XX a comunidade começou a se mobilizar para permitir que os jovens prosseguissem os estudos sem precisar sair do município. A criação da Sociedade Pró-Universidade de Passo Fundo (SPU) em 1950 e do Consórcio Universitário Católico (CUC), em 1956, permitiram à região iniciar a caminhada rumo ao ensino superior. Foi a integração da SPU e do CUC que deu origem à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) no ano de 1967.


O decreto de reconhecimento da UPF foi assinado pelo presidente Arthur Costa e Silva e pelo ministro da Educação Tarso Dutra no dia 02 de abril de 1968. O ato aconteceu no Palácio Piratini em Porto Alegre. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União no dia 06 de junho de 1968, data em que se comemora o aniversário da Instituição.

Sessão Solene do Conselho Universitário
Para celebrar os 45 anos de história e prestar homenagem aos professores, colaboradores, entidades e pessoas importantes para a UPF, uma Sessão Solene do Conselho Universitário será realizada nesta quinta-feira, dia 06, às 19h, no Centro de Eventos, campus I, em Passo Fundo. A comunidade acadêmica está convidada a participar da Sessão Solene. Também estarão presentes para o momento de celebração ex-reitores, autoridades e representantes da comunidade regional.


Publicações
Para marcar os 45 anos da UPF, uma ampla programação está sendo desenvolvida. Publicações jornalísticas especiais também estão circulando. Uma edição comemorativa da Revista Universo UPF, relativa aos 45 anos, está sendo distribuída. O conteúdo pode ser acessado AQUI.

Um caderno de 12 páginas também está encartado na edição de hoje do jornal Zero Hora, a ser distribuído no Rio Grande do Sul, nas regiões de abrangência das cidades de Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Erechim, Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Uruguaiana, Caxias do Sul, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Tramandaí, Guaíba, Rosário do Sul, Canoas, Pelotas e Bagé, e na região do Vale dos Sinos. O material pode ser lido AQUI.

Sobrecapas comemorativas nos jornais diários de Passo Fundo, O Nacional e Diário da Manhã, também destacam o aniversário da Instituição. Os materiais podem ser consultados a seguir:


Sobrecapa Diário da Manhã
http://www.upf.br/download/45anos_sobre_DM.pdf

Sobrecapa O Nacional
http://www.upf.br/download/45anos_sobre_ON.pdf


 

Nenhum comentário: