sexta-feira, 19 de julho de 2013

Conferência destaca importância política de Nicolau de Araújo Vergueiro para Passo Fundo

Atividade integra o calendário de Inauguração da Sala de Acervos Privados - Fundo Nicolau de Araújo Vergueiro, do Arquivo Histórico Regional da UPF

Foto: Leonardo Andreoli
Encontro aconteceu na Academia Passo-Fundense de Letras
A programação de inauguração da Sala de Acervos Privados - Fundo Nicolau Araújo Vergueiro, do Arquivo Histórico Regional (AHR) da Universidade de Passo Fundo (UPF), teve mais uma atividade na noite de quinta-feira (18/07). A conferência Nicolau Araújo Vergueiro: Memória Política foi proferida pela Ma. Ana Maria da Rosa Prates, autora da dissertação intitulada A trajetória de Nicolau Araújo Vergueiro na História Política de Passo Fundo – RS (1930-1932), pelo Programa de Pós-Graduação em História da UPF.

A professora Ana Maria destacou que além da trajetória política, Nicolau de Araújo Vergueiro teve destaque na área da saúde e da educação, o que o fortaleceu como líder regional. “Durante muito tempo ele era o único líder político da região. Estar à frente da política liderada inicialmente por Borges de Medeiros e em seguida por Getúlio Vargas fez com que ele se tornasse um político de relevância para Passo Fundo. Ele foi o primeiro médico que veio ao município e sempre desempenhou as funções gratuitamente. E essa liderança política e na saúde fizeram com que Vergueiro se tornasse um político de renome, lembrado até hoje”, pontuou. Na educação, conseguiu trazer para Passo Fundo a Escola Nicolau de Araújo Vergueiro, uma das primeiras do município. “Naquele período o governo mandou fechar as escolas. Ele decidiu que as manteria mesmo que tivesse que pagar para continuarem funcionando”, acrescentou.

Fundo
Na opinião do professor Álvaro Antônio Klafke, que juntamente com a professora Gizele Zanotto coordena o AHR, a relação entre memória coletiva e pesquisa científica só se mantêm e é enriquecida a partir da preservação e disponibilização de documentos e materiais para estudos. “Documentos de valor histórico não têm significado se não estiverem acessíveis e não forem conhecidos pelas pessoas que lhes atribuem sentido”, justificou. O Fundo Nicolau de Araújo Vergueiro coloca à disposição uma variada biblioteca que comporta coleção de revistas, mapas, manuscritos e outros materiais. “Todos esses materiais foram acumulados em anos de intensa atividade profissional e política de Nicolau de Araújo Vergueiro. Conta ainda com um acervo de memórias manuscritas que é um valioso material para pesquisa histórica local, estadual e nacional”, enfatizou.


Conferência
A abertura da conferência contou com a apresentação do Grupo de Música Brasileira da UPF e com a presença do professor Márcio Tascheto, representando a Reitoria, da coordenadora do curso de História da UPF Ironita Policarpo Machado, do presidente do Instituto Histórico de Passo Fundo Fernando Miranda, e do idealizador do Projeto Passo Fundo Ernesto Zanette.


O Catálogo do Fundo Nicolau Araújo Vergueiro pode ser consultado no site www.upf.br/ahr.


Nenhum comentário: