sábado, 13 de julho de 2013

Design cubano em uma série rara de cartazes políticos

Cartaz cubano_OSPAAAL
Feitos entre 1965-1975 pela OSPAAAL* - Organização de Solidariedade aos Povos da Ásia, África, e América Latina liderada por Che Guevara, esta série revela, segundo estudiosos, a época de ourodo design cubano.
Cartaz cubano_OSPAAAL_2
por Faustino Perez, 1969
O ambiente fértil para as criações dos artistas envolvidos durou cerca de dez anos. Com o fim dos regimes comunistas na década de 90, o apoio financeiro diminuiu e, consequentemente, a produção e a qualidade. E é raríssimo você encontrar algum trabalho que se iguale a tal golden era.
Cartaz cubano_OSPAAAL_3
por Rafael Zarsa, 1969
*Na década de 60, mais precisamente em 1966, surge em Cuba a OSPAAAL - Organização de Solidariedade aos Povos da Ásia, África, e América Latina. Liderada por Che Guevara e por Mehdi Ben-Barka, a organização nasce com o objetivo estratégico de construir a unidade entre as lutas destes três continentes.
Cartaz cubano_OSPAAAL_4
por Faustino Perez, 1968
Após um ano de sua fundação, a OSPAAAL decide lançar seu órgão ideológico: a Revista Tricontinental. Nela, foram produzidos pôsteres que promoviam suas causas e ficariam reconhecidos internacionalmente pela qualidade do seu design e por sua mensagem penetrante.
Cartaz cubano_OSPAAAL_5
por Daysi Garcia, 1968
Para ver os demais cartazes clique aqui.Fonte: IdeaFixa

Nenhum comentário: