sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Conhecendo Passo Fundo

Créditos: Cassiane Portella
Conhecendo Passo Fundo
Neste primeiro dia da Semana de Passo Fundo, que celebra os 156 anos do município, a Prefeitura lançou o Programa Conhecendo Passo Fundo. A intenção é realizar um roteiro turístico cultural na cidade, sob a coordenação da Funzoctur - Fundação Zoobotânica, Cultural e Turismo da Roselândia. Conforme esclarece o presidente da Fundação, Daniel Lé, o roteiro, de aproximadamente duas horas, percorrerá pontos históricos e de desenvolvimento da cidade, de interesse turístico, cultural e social. “Durante o passeio, uma parte da história e informações sobre a cidade de Passo Fundo serão apresentadas aos participantes, através de narração no momento da passagem e das paradas em pontos no trajeto”, informa. O programa irá apresentar fatos importantes do município e os locais onde ocorreram, além de agregar outras informações interessantes a respeito de Passo Fundo.

“Passo Fundo é uma cidade rica em história e curiosidades. Queremos que toda a comunidade participe dessa atividade para conhecer melhor o lugar onde vive. Entendendo o que aconteceu no nosso passado é que compreendemos o presente e pensamos nas ações para o futuro”, ressaltou o prefeito Luciano Azevedo.

Com saída da Praça Tamandaré, no centro da cidade, o ônibus passará em frente ao Chafariz da Mãe Preta e Casa Barão, seguindo em direção ao bairro Boqueirão e monumentos desta área da cidade. Em seguida, será visitado o distrito industrial Paulo Rossato. O ônibus retorna ao centro, passando em frente ao Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, Praça do Teixeirinha, Praça da Gare, Hotéis Glória e Nacional. A Praça Marechal Floriano também será visitada durante o trajeto, assim como a Igreja Metodista, Colégio Estadual Protásio Alves e Praça Armando Sbeghen, onde fica a Árvore das Letras e Largo da Literatura. Após passar pelo Rio Passo Fundo, o ônibus visita a Prefeitura e a Praça Tochetto, encerrando o trajeto ao chegar, novamente, ao Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto.

O ônibus que fará o passeio pela cidade foi especialmente caracterizado para a fácil identificação do programa e para despertar o desejo pelo roteiro. Serão duas viagens ao dia, uma pela parte da manhã e outra pela tarde. Durante a semana, o ônibus levará escolas e entidades. Nos finais de semana, será a vez da comunidade local e dos turistas. Nos sábados e domingos, o primeiro horário de saída será às 9h, e o segundo horário será às 14h. O ônibus ficará estacionado em frente à Igreja Matriz Conceição, junto à Praça Tamandaré.

Os interessados poderão reservar antecipadamente as viagens, que são gratuitas, retirando convites no Museu Histórico Regional, que fica na Avenida Brasil Oeste, 758 (telefone 54-3316-8585/ 8586). Caso ainda restem entradas, elas poderão ser retiradas no momento da partida do ônibus.

Fonte: O Nacional

Nenhum comentário: