terça-feira, 6 de agosto de 2013

UPF apresenta projeto Rede de Memórias

Iniciativa integra escolas municipais de ensino fundamental e é vinculada ao Programa Momento Patrimônio

Foto: Caroline Simor
Lançamento reuniu professores das escolas municipais de Passo Fundo

Com o objetivo de incentivar a representação e a valorização de elementos da história das comunidades de Passo Fundo, o Centro de Cultura, Memória e Patrimônio da Universidade de Passo Fundo (CCMP-UPF), por meio do Programa Momento Patrimônio, realiza o projeto Rede de Memórias. O lançamento reuniu professores das escolas municipais de Passo Fundo e os coordenadores do projeto na manhã desta terça-feira (06/08), no Centro de Eventos, Campus I da UPF.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, professora Ironita Machado, as ações serão feitas com base em registros de memórias orais, escritas e iconográficas, partindo de uma ampla pesquisa de campo para coleta dos dados. “Queremos trabalhar de forma articulada, estabelecendo essa rede entre UPF, escolas e comunidade, e a partir dela, buscar uma construção do conhecimento para dar uma identidade também comunitária para a cidade”, frisa.

Ainda segundo Ironita, o encontro de lançamento serviu para um primeiro diálogo sobre as possibilidades e os desafios de se colocar o projeto em prática. Serão realizados encontros mensais para acompanhamento e auxílio das atividades. Ela ressalta que a intenção é realizar oficinas sobre história e patrimônio, história oral, iconografia e museologia, além de exposições e a inclusão dos materiais históricos pesquisados nas gravações do Programa Momento Patrimônio.

Os professores municipais envolvidos no projeto também participarão de oficinas como parte do projeto de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME). Para a docente Nelzi Souza Kurtz, da Escola Municipal São Luiz Gonzaga, o projeto atende a um anseio dos professores. “Com a iniciativa vamos conseguir propor atividades novas, ampliar o conhecimento e motivar os alunos a conhecerem a sua própria história”, destaca.

Programação
Além do debate sobre o cronograma, o encontro contou com a apresentação do projeto Momento Patrimônio e um diálogo sobre história local e história de Passo Fundo com o professor Adelar Heinsfeld. 


Nenhum comentário: