terça-feira, 24 de setembro de 2013

Relações Estado-Sociedade na América Latina serão discutidas

Foto: Reprodução
Interessados ainda podem se inscrever
O II Congresso Internacional de História Regional, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), inicia-se nesta terça-feira, 24 de setembro. A atividade, que se estende até quinta-feira, 26, conta com a contribuição de pesquisadores de diversos países, como Angola, Argentina, Estados Unidos, México e Uruguai, bem como participantes – graduandos, mestrandos e doutorandos - de todo o Brasil: Minas Gerais, Amazonas, Goiás, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Paraíba, além de representantes de diversos municípios gaúchos. O evento, que tem as Relações Estado-Sociedade na América Latina como tema desta edição, ocorre em diferentes espaços do Campus I da UPF.
Entre os destaques da programação estão as conferências Identidades Nacionais nos Brasis Regionais, com o professor Jeffrey Lesser, da Emory University (EUA), na noite de terça-feira; La historiografía regional y sus problemas: una oportunidad para pensar críticamente la investigación y la enseñanza de la historia, com a professora Dení Trejo Barajas, da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (México), na quarta-feira à noite e "Temas y Problemas en Historia Regional: la historicidad de los espacios que complejizan las historias macros", com a professora Maria Rosa Carbonari, da Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina), na noite de quinta-feira, 26/09.
Para o professor Adriano Comissoli, integrante da comissão organizadora do Congresso, embora a temática do evento seja a história regional ela dialoga com diversas partes do Brasil e do mundo, inserindo-se na tendência atual de fomentar a história comparada. Além das conferências, integram a programação simpósios, mostra de banners, lançamentos de livros e oficinas. Os simpósios temáticos abrangem desde assuntos clássicos da historiografia, como a escravidão, o poder e a formação dos Estados, até outros que surgiram mais recentemente, como a história ambiental e a discussão sobre memória e patrimônio.

Entre comunicadores, expositores de banners e ouvintes, mais de 500 pessoas se já se inscreveram. Quem tiver interesse em participar como ouvinte pode se inscrever até o dia do evento, que é aberto à comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo site www.upf.br no link Eventos e Cursos. Veja a programação completa e outras informações no site www.upf.br/historiaregional.

Assessoria de Imprensa UPF

Nenhum comentário: