segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Terceira temporada do programa Momento Patrimônio estreia em outubro na UPF TV

O programa especial Momento Patrimônio da UPF TV canal 04 (afiliada ao Canal Futura), a partir de outubro vai apresentar oito eixos temáticos reunidos em oito programas sobre a formação histórica local e regional de Passo Fundo. O tema "Edificações do século XIX e início do XX" abre a primeira edição da 3ª temporada, que será exibida no dia 04 de outubro, às 21h.

São vários os espaços que marcam o desenvolvimento da sociedade passo-fundense. Pensando sobre a história da cidade, e sobre o que configura a sua identidade, é possível conhecer e saber mais sobre suas edificações?

A terceira temporada do programa Momento Patrimônio busca responder esses e outros questionamentos levando em consideração que cada sujeito constitui o todo da cidade onde mora. Oito programas televisivos vão tratar de temas como: Edificações do século XIX e início do XX; Edificações Público-políticas; Edificações comerciais e culturais; Edificações Espaço Público e cultura I; Edificações e representações imateriais de Espaço Público e cultura II; Patrimônio Ambiental; Toponímia de praças, avenidas, ruas; Patrimônio cultural e popular.

A dinâmica dessa terceira edição envolve gravações externas, que mostram os pontos de memória de Passo Fundo, com a ideia de registrar visualmente os marcos do patrimônio histórico. E também gravações em estúdio, onde a perspectiva patrimonial, histórica, política pública, educação e ensino é aprofundada através de discussões com pesquisadores e representantes do poder público.

A sistematização dos oito programas acontecerá através da elaboração de uma cartilha ilustrada voltada à Educação Patrimonial (Vol. 3 do Livro Momento Patrimônio), e de um documentário em mídia digital.

Todos os apontamentos desse primeiro programa podem ser conferidos na estreia marcada para sexta (04), às 21h, com reapresentação no domingo (06), às 22h, na UPF TV canal 04.
O programa Momento Patrimônio propõe debates não pensando no congelamento ou na fixação da cidade antiga, mas no desenvolvimento da cidade atual coerente com a sua realidade histórica, assegurando o dinamismo de todo o urbano, junto do respeito ao patrimônio histórico.

O Programa
O programa Momento Patrimônio parte de um projeto de extensão desenvolvido pelos cursos de História e Jornalismo da UPF e que conta com o apoio do Arquivo Histórico e do Museu Histórico Regional, e com o suporte da Rádio UPF e da UPFTV canal 04 (aberto) ou 8 da NET, em Carazinho pode ser sintonizada no canal 20 e em Marau no canal 54.





Nenhum comentário: