terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bolsistas de pesquisa do curso de História realizam visita técnica em Caxias do Sul


Foto: Anthony Beux Tessari /UCS
Estudantes conheceram a estrutura do Instituto
Alunos bolsistas de pesquisa, acompanhados pela coordenadora do curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Ironita P. Machado, funcionários da Instituição e servidoras da Justiça Federal de Passo Fundo participaram de uma visita técnica ao Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul. A atividade ocorreu no último dia 23/10.
O objetivo, segundo a coordenadora, foi conhecer as ferramentas de trabalho e as atividades desenvolvidas pelo IMHC e, assim, agregar valor às atividades no Núcleo de Documentação Histórica e Jurídica (NDHJ), do Programa de Pós-Graduação em História, em relação aos convênios já assinados com a Justiça Federal.
Ironita lembra que a atividade buscou conhecer as ações do IMHC relacionadas com a preservação e o estudo da memória nos diversos campos da cultura, através da coleta, organização, processamento e preservação do acervo histórico da Instituição, da Cultura Regional e outros aspectos históricos e culturais relevantes, visando à ampliação do Centro de Cultura, Memória e Patrimônio da Universidade de Passo Fundo.

O IMHC é formado pela seguinte estrutura: Laboratório de Estudo de Arqueologia (Lepar); Programa Elementos Culturais da Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do SUL (Ecirs); Programa Investigação e Resgate de Imagem e Som (Iris); Centro de Documentação da Universidade de Caxias do Sul (Cedoc) e Centro de Memória Regional do Judiciário (CMRJU). O IMHC é dirigido pela professora Luiza Horn Iotti.

Nenhum comentário: