quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Edificações e representações imateriais em pauta no Momento Patrimônio da UPFTV

Foto: Divulgação UPF
Programa vai ao ar nesta sexta-feira, com reprise no domingo

Será que os símbolos do patrimônio histórico-cultural e imaterial de Passo Fundo são reconhecidos pela comunidade? O programa especial Momento Patrimônio da UPFTV, que recebeu o prêmio Darcy Ribeiro edição 2012, vai ao ar nesta sexta-feira, dia 1º/11,  e terá como tema as edificações e representações imateriais de espaços públicos de Passo Fundo. A reapresentação acontece no domingo (03/11), às 22h. A direção é das jornalistas da UPFTV Afani Baruffi e Deisi Fanfa.

A produção do vídeo de abertura do programa foi gravada no Cemitério do Capitão Fagundes dos Reis, no Cemitério da Vera Cruz, no Jazigo de Maria Elizabete, no Espaço Israelita e no Jazigo dos Pracinhas de Guerra. O programa também mostra registros da Romaria e Festa de São Miguel, da Romaria de Nossa Senhora Aparecida e buscou pensar a história e a memória através das representações imateriais políticas e religiosas, procurando identificar nelas a permanência do passado no futuro que se constrói.

Participaram da discussão em estúdio as professoras do programa de Pós-Graduação em História da UPF, Ironita Policarpo Machado e Gizele Zanotto, e a mestranda em História da UPF, Camila Guidolin. 

Para Camila Guidolin, estudante do mestrado em História, é necessário conhecer para compreender a história. “Os monumentos da cidade acabam sendo referenciais, principalmente de grandes personagens políticos, de momentos de formação do contexto histórico de Passo Fundo. No entanto, eles também acabam servindo para negligenciar outros grupos, que não são retomados como constituintes esse passado histórico”, observou.

Esses e outros apontamentos podem ser conferidos no programa especial Momento Patrimônio da UPFTV, que estreia toda a primeira sexta-feira de cada mês.


Nenhum comentário: