terça-feira, 22 de outubro de 2013

Momento Patrimônio Volume II tem lançamento na Feira do Livro



“Sem a compreensão do que somos como cidadãos deste município, dificilmente poderemos ter clareza do que queremos como indivíduos, como sujeitos dos processos históricos e sociais e como sociedade que se quer e se pensa como tal”. Com o objetivo de compreender e questionar o papel do patrimônio material e imaterial numa “cidade sem rugas” como Passo Fundo, o segundo volume da coleção Momento Patrimônio chega ao público através da Aldeia Sul Editora durante a 27ª Feira do Livro de Passo Fundo, realizada entre os dias 1º e 10 de novembro na praça Marechal Floriano.
Fruto do pioneiro projeto Momento Patrimônio, desenvolvido desde 2011 através de uma parceria do curso de História da UPF com o curso de Jornalismo e com a UPFTV, o livro organizado pelas professoras Gizele Zanotto e Ironita Policarpo Machado é dividido em oito capítulos que giram em torno da pluralidade de memórias e exploram temas como arquitetura, oralidade, religiosidade, estatuária, monumentos e educação patrimonial. Participam desta edição historiadores, pesquisadores e arquitetos como Ana Paula Wickert, Eduardo Knack, Fernando Miranda, Jacqueline Ahlert, João Carlos Tedesco, Nino Machado e Rosane Neumann, além das próprias organizadoras e da professora Ana Luiza Reckziegel, que assina a apresentação.
Prato cheio para quem tem fascínio pelo passado, a obra é hábil em despertar a curiosidade do leitor seja com temas familiares, como o Complexo Cultural Roseli Doleski Pretto e a Estação da Gare, seja com intrigantes reconstituições, como o capítulo destinado à metamorfose dos nomes das ruas de Passo Fundo. Você deve saber que a Avenida Brasil antes foi Rua do Commercio e até Rua das Tropas, mas já ouviu falar de endereços como Rua das Flores e Rua da Imperatriz?
Revelando aos poucos uma nova cidade aos olhos de quem lê, Momento Patrimônio Volume II alcança seu intuito de chamar atenção para questões como o respeito e a preservação correta de um patrimônio nem sempre óbvio, que pode estar para além de prédios e construções, nos costumes, rituais e memórias de quem viveu e ainda vive aqui. Publicado pela Aldeia Sul Editora, realizado pelo curso de História e Programa de Pós-Graduação em História da UPF, Momento Patrimônio e UPTV, com apoio da 99UPF, MHR, AHR, Ibram e Ministério da Cultura, o livro tem lançamento oficial no dia 9 de novembro, às 16h, na área das sessões de autógrafos da 27ª Feira do Livro de Passo Fundo.

Serviço
Lançamento do livro Momento Patrimônio Volume II
Gizele Zanotto e Ironita Machado (Org.), Aldeia Sul Editora

Sábado, 9 de novembro, às 16h, na Feira do Livro de Passo Fundo

Nenhum comentário: