quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Projeto Rede de Memórias segue com oficinas de instrumentalização dos professores




HISTÓRIA E IMAGEM

A importância que a imagem vem atingindo na nossa sociedade despertou um maior interesse das ciências sociais por pesquisas nessa área, facilitado pelo crescente alargamento das fontes de pesquisa, bem como pela expansão dos estudos interdisciplinares. Campo aberto e em franca expansão, o estudo das imagens pela história, propicia a ampliação do conhecimento sobre a sociedade, uma vez que permite um outro olhar, que revela traços ainda não estudados, possibilitando a compreensão da realidade passada e presente, em seus múltiplos aspectos. A análise das imagens, nesse sentido, constitui-se num “caminho a mais” para o alcance desses objetivos.
Faz-se necessário, portanto, desenvolver mecanismos capazes de atender as necessidades dos professores relacionadas ao uso da imagem como instrumento pedagógico, uma vez que a formação e informação dos alunos no universo escolar têm por base as imagens em suas diferentes modalidades (impressas, áudios-visuais e digitais). Trata-se de um processo de “alfabetização visual” em que os professores aprendam e possam ensinar a seus alunos a ler imagens, decodificá-las, percebendo o seu caráter ideológico e persuasivo.

Profª. Dra. Marlise Regina Meyrer


HISTÓRIA E MUSEOLOGIA

Conceitos de museu e museologia aplicados à relação entre escola e comunidade. O papel dos museus e do patrimônio na aproximação da escola com a realidade social dos alunos.
A escola e o museu são instituições essencialmente educativas, cada qual com a sua especificidade. Estabelecer continuamente uma relação de parceria entre o museu e a escola, possibilitando se iniciar um processo educativo de apropriação e de compreensão dos museus como parte de uma história ligada a uma comunidade, incentivando a aproximação como hábito, tendo em vista aprimorar as ações educativas em benefício do acesso ao mesmo.

Joana Soster Lizott - Museóloga dos Museus Histórico Regional e de Artes Visuais Ruth Schneider


Para acompanhar ver mais imagens dos encontros visite o facebook do Projeto Momento Patrimônio ou clique aqui.

Nenhum comentário: