domingo, 8 de dezembro de 2013

Arquivo Público de São Paulo disponibiliza documentos do extinto SNI na internet

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizou hoje (6), na internet -http://www.arquivoestado.sp.gov.br/memoriapolitica -, documentos produzidos pelo antigo Serviço Nacional de Informações (SNI) durante a ditadura militar. Entre os documentos estão os boletins informativos e os sumários do comunismo internacional.

O SNI foi o principal órgão de informações da ditadura militar. Os boletins era um meio de distribuir informações internas no aparato repressivo. Constam informações sobre o funcionamento burocrático do órgão, dados sobre setores da sociedade civil que se opunham à ditadura e até de pessoas que apoiavam o regime.
Os sumários do comunismo internacional davam notícias sobre o avanço do comunismo no mundo. Era uma maneira de subsidiar o trabalho do aparato repressivo na tentativa de entender o funcionamento dos grupos organizados que lutavam contra o governo militar. Os documentos possibilitam uma visão sobre o funcionamento dos órgãos repressivos e a análise oficial sobre a resistência à ditadura.

Edição: Aécio Amado
Fonte: DM

Nenhum comentário: