quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Professora da UPF é uma das organizadoras de obra sobre história das religiões e religiosidades


Foto: Reprodução
Segundo volume da obra já está disponível
O Grupo de Trabalho História das Religiões e Religiosidades do Rio Grande do Sul (GTHRR/RS) está publicando o segundo volume da obra "Religiões e Religiosidades no Rio Grande do Sul". Organizada pelas professoras Gizele Zanotto, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Beatriz Teixeira Weber, a publicação traz detalhes sobre Espiritismo e Religiões Mediúnicas, devido especialmente ao intenso crescimento de estudos sobre o tema.

O trabalho do GTHRR/RS iniciou em 2011 e o primeiro volume do livro foi publicado em 2012. De acordo com as pesquisadoras, em vários dos estudos apresentados na obra, destaca-se a importância que possuem as religiões mediúnicas hoje no Brasil, o que oferece um imenso campo de pesquisa para historiadores, sociológicos, antropólogos e todos os pesquisadores das ciências sociais.

Confira os temas em pauta na publicação: Umbanda no Rio Grande do Sul: o esforço pela representatividade social nos primórdios de uma religião, por Artur César Isaia; “Orientador sai do prélo”: a difusão do Espiritismo nas páginas da imprensa prosélita de Passo Fundo (1948-1952), por Gizele Zanotto, Antônio Augusto Pereira da Silva e Daiana Brachak Gastaldon; O Espiritismo nas missivas da Baronesa de Três Serros (Rio De Janeiro/ Pelotas, 1899-1918), por Débora Clasen de Paula; A “boa imprensa” e a “imprensa ímpia”: embates entre agentes sociais católicos e espíritas no Rio Grande do Sul, por Marta Rosa Borin; O Espiritismo e seus propagandistas: reflexões acerca da trajetória de Fernando do Ó, por Beatriz Teixeira Weber e Renan Santos Mattos; e A Sopa do Pobre da Sociedade Espírita Ramiro D’Ávila: a caridade como uma relação hierárquica, por Frederico Santos dos Santos.

Mais informações sobre o livro “Religiões e Religiosidades no Rio Grande do Sul" podem ser obtidas no endereço eletrônico gthrr-rs.blogspot.com.br.
 

Nenhum comentário: