sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

1946: Primeira Assembleia Geral da ONU

No dia 10 de janeiro de 1946, alguns meses após o fim da Segunda Guerra Mundial, o centro histórico de Londres tornou-se palco para repórteres que anunciavam a realização da primeira Assembleia Geral das Nações Unidas.
Abertura da primeira Assembleia Geral da ONU em 1946
Aproximadamente 2 mil pessoas, representantes de 51 países, estiveram presentes para testemunhar o nascimento de uma organização que visava a "manter a paz como base de uma cooperação internacional".
No dia 10 de janeiro de 1946, alguns meses após o fim da Segunda Guerra Mundial, o centro histórico de Londres tornou-se palco para repórteres que anunciavam a realização da primeira Assembleia Geral das Nações Unidas.
A sessão foi aberta pelo presidente temporário Eduardo Zuleta Angel, colombiano, que coordenou a comissão preparatória para a primeira assembleia geral. Seu discurso foi em francês, mas um intérprete traduzia para o inglês. O primeiro secretário-geral da ONU foi o diplomata norueguês Trygve Lie, no cargo de 1946 a 1952.
Função
A ONU é uma organização internacional de países, baseada na igualdade de soberania entre seus membros. Ela foi estabelecida para manter a paz e segurança mundiais, desenvolver relações amistosas entre nações, incentivar cooperação internacional em caso de problemas econômicos, sociais, culturais ou humanitários, e promover respeito aos direitos humanos e à liberdade.
Estatuto
Em 1945, delegações de 50 países encontraram-se em São Francisco (EUA), na Conferência das Nações Unidas, para redigir o estatuto da ONU. O documento foi assinado em 26 de junho de 1945 pelos representantes das nações. A Polônia, que não estava presente na conferência, assinou o estatuto mais tarde, ainda a tempo de se tornar um dos 51 países-membros originais.
A Organização das Nações Unidas começou a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, quando seu estatuto foi ratificado pela China, França, União Soviética, Reino Unido, Estados Unidos (únicos países com poder de veto) e pela maioria dos demais membros. Por isso, o Dia das Nações Unidas é celebrado em 24 de outubro.
Liga das Nações
Atual sede das Nações Unidas, em Nova York
A ONU é a sucessora da Liga das Nações, uma organização internacional formada após a Primeira Guerra Mundial com propósitos semelhantes. Essa liga, no entanto, falhou em manter paz e enfraqueceu-se logo após a Segunda Guerra.
A ideia de uma confederação de países já fora sugerida pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson, e virou realidade com a criação da Liga das Nações.
A expressão "nações unidas" foi usada pela primeira vez pelo presidente dos EUA Franklin D. Roosevelt, como referência aos Aliados durante a Segunda Guerra. Em 1942, representantes de 26 países garantiram aos seus governos que continuariam lutando juntos contra os países do Eixo.
Sócios
A ONU está aberta a todos os países que preguem a paz e que aceitem as obrigações da organização.
Novos membros são admitidos através de dois terços de votos da Assembleia Geral, sob recomendação do Conselho de Segurança. Desde 1945, os membros triplicaram, principalmente com a admissão de muitos países africanos e asiáticos, ex-colônias européias. A divisão da Iugoslávia e da União Soviética trouxe uma onda de novos sócios no início dos anos 1990.
A ONU possui atualmente 191 membros, incluindo todas as nações internacionais independentes, com exceção do Vaticano.
Estrutura
A organização é estruturada em corpos administrativos, incluindo a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Além disso, existem as outras agências da ONU, como, por exemplo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

(gv)

DW.DE

Nenhum comentário: