sexta-feira, 14 de março de 2014

Arquivo Histórico lança o I Concurso de Quadrinhos AHR


I CONCURSO DE QUADRINHOS AHR
“PASSO FUNDO: HISTÓRIA E MEMÓRIAS”

Clique aqui para visualizar o folder


Como parte das comemorações pelos seus 30 anos de atividade, o Arquivo Histórico Regional (AHR) de Passo Fundo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UPF (ppgH/UPF) promove o I Concurso de Quadrinhos AHR, atividade que integra o calendário de eventos deste aniversário, em parceria com o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). 
O objetivo desse concurso é, sobretudo, instigar estudantes de todos os níveis, profissionais e a comunidade em geral para a importância das memórias e da história local, bem como para os acervos que fazem possível seu estudo e divulgação, em especial o acervo AHR, que dispõe de mapas, documentos, fotografias, manuscritos públicos e privados e que versam sobre a história da cidade e região.

Para acessar o regulamento e fichas de inscrição clique aqui.

REGULAMENTO

Participantes

1)      Poderão participar estudantes de todos os níveis, desenhistas de quadrinhos não profissionais e profissionais que apresentem trabalhos originais e inéditos neste concurso.
2)     Categorias:
                               I.            Estudantes do ensino básico (fundamental e médio)
                               II.            Acadêmicos de graduação e desenhistas não profissionais
                              III.            Desenhistas profissionais

Apresentação dos trabalhos

3)     Só poderão apresentar obras integrais (guião/texto e desenho), que serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Julgadora por simples maioria de votos. As propostas não poderão ser divulgadas por outras vias até o encerramento do Concurso, em 17 de setembro, sob pena de desclassificação sumária.
4)     Será de responsabilidade dos autores o cumprimento das seguintes condições da obra: ser inédita, de sua autoria (própria ou coautoria); que não tenha sido apresentada em outro evento e/ou concurso anteriormente; que não tenha seus direitos de edição comprometidos; e que não tenham sido e não sejam publicados em qualquer forma por terceiros.
5)     As historietas em quadrinhos, escritas em português, devem ter extensão mínima de 2 páginas e máxima de 6 páginas, em papel A4 (210 x 297 mm), realizadas somente em um dos lados e que estejam claras e visíveis. O texto e os desenhos poderão ter técnica livre, mas apresentadas em preto e branco.
6)     Os textos das historietas devem versar sobre a História de Passo Fundo ou sobre personagens, eventos e contextos da história local, podendo ter como base livros, depoimentos, memórias, relatos, lendas, etc.
7)     Cada trabalho deve ser apresentado no original e em três cópias, assinadas com nome ou pseudônimo dos autores. Em todos os trabalhos, deverá figurar o pseudônimo e/ou nome ao pé e no reverso de cada original e cópia. Em um envelope, deve-se colocar, no verso, o título da historieta em quadrinhos e o pseudônimo do(s) autor(es) e a categoria em que estão se inscrevendo, contendo, em seu interior, a ficha de inscrição devidamente preenchida e o termo de ineditismo do trabalho apresentado, assinado por cada autor.
8)     Todo o material deverá ser entregue diretamente no Arquivo Histórico Regional ou encaminhado via SEDEX (o selo de postagem deve enquadrar-se às datas de inscrição apresentadas no item 9).

Arquivo Histórico Regional (AHR) – Campus III da UPF
I Concurso de quadrinhos AHR
 Rua Paissandu, 1756 – Centro,
Passo Fundo – RS – CEP 99010-102

9)     O prazo de recebimento das inscrições inicia em 02 de junho de 2014 e encerra em 31 de julho de 2014. O horário de recepção dos originais no AHR será das 8h às 11h30min no período da manhã e das 14h às 17h30min no período da tarde, de segunda a sexta-feira.


Julgamento dos trabalhos

10)  Os jurados estarão facultados a realizar a seleção das historietas e escolher a premiação dos trabalhos por categoria de inscritos. As decisões dos jurados serão inapeláveis e serão conhecidas no dia 17 de setembro de 2014, em atividade integrante do ciclo comemorativo “30 anos do AHR e 60 anos do IHPF” que será realizado nas dependências da Academia Passofundense de Letras (APLetras), a partir das 19h30min (conheça a programação completa no site www.upf.br/ahr).
11)   A Comissão Julgadora será composta por profissionais designados pelo AHR e será composta por 7 membros.
12)  A participação no Concurso implica, por parte dos autores, na aceitação integral e incondicional das regras do mesmo, assim como no compromisso de não retirar-se do concurso até a divulgação dos resultados.

Prêmios
13)  Serão premiados 3 trabalhos por categoria, os quais serão editados e publicados posteriormente em obra organizada pelo AHR em formato a definir. Para tanto, os autores dos trabalhos ganhadores e/ou selecionados para publicação, uma vez selecionados, cedem seus direitos unicamente para essa publicação.


Passo Fundo, 30 de março de 2014.


Gizele Zanotto

Coordenadora do AHR

2 comentários:

wagner elias disse...

O regulamento não deixa claro se só poderão participar pessoas de Passo Fundo ou se é aberto a todo o país. Também gostaria de saber sobre os trabalhos produzidos direto no computador , como serão entregues os originais? Em CD? Ou está vetado o uso de arte digital?

Gizele disse...

Olá Wagner, podem participar do concurso todos os interessados, independente da cidade de origem.
Os originais em arte digital devem ser entregues na versão impressa e, se puder, em CD.
Abraços!