sábado, 29 de março de 2014

Ciclo Comemorativo marca aniversário dos Institutos Históricos

Dividindo a responsabilidade de preservar a história, e despertar a comunidade para a valorização da memória da cidade, o Arquivo Histórico (AHR) e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) comemoram o aniversário das duas instituições com uma programação que inicia hoje (28), e vai até novembro.
A programação começa às 16h, com o descerramento da placa que marca os 30 anos de aniversário do Arquivo Histórico. Às 19h, na Academia Passo-Fundense de Letras, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), Prof. Arno Wehling, fala sobre o papel dos Institutos Históricos no Brasil e no Estado. O espaço que os institutos históricos ocupam no país, também é tema da entrevista coletiva, entre o representante do IHGB, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado, o professor Miguel do Espírito Santo.
A cooperação entre as duas instituições tem a ver com a afinidade de preservar a história local. O Arquivo Histórico, tem um vasto acervo de jornais registrando o cotidiano da cidade. Além dos periódicos, outra sala abriga mais de mil livros. Os arquivos de processos da Justiça Federal, que não estão mais tramitando, também fazem parte do acervo. Mapas históricos de Passo Fundo e região, e toda a documentação da antiga Secretaria de Terras, que registrava toda a divisão territorial da região, estão disponíveis para consulta.
O Arquivo mantém uma constante campanha para arrecadar novos documentos para o acervo. “Nós temos uma campanha de doação per manete. Quem tiver interesse deve entrar em contato com o AHR”, explica a coordenadora Gizele Zanotto. Ela salienta que é feita uma avaliação, caso a doação seja de interesse coletividade, é feita uma carta de doação. A avaliação é feita para que não haja duplicidade.

As principais atividades da instituição são a pesquisa e o desenvolvimento de Projetos. Fernando Miranda, explica que um deles, consiste em catalogar os acontecimentos mais relevantes da cidade em cada dia do ano. A próxima atividade do ciclo comemorativo, marcada para o dia 15 de abril, aniversário de 60 anos do Instituto, será o lançamento de livro que resgata a história do IHPF.
Tanto Gizele como o presidente do Instituto Histórico de Passo Fundo, Fernando Miranda, concordam que o principal desafio das instituições é conscientizar a comunidade da importância dos acervos, e do material que está em grande parte espalhado pela cidade, e com a mobilização da comunidade, por ser reunido e disponibilizado para a consulta. “Muita famílias tem acervo importantíssimo, que poderia ser disponibilizado para pesquisa coletiva”, ressalta Gizele

Nenhum comentário: