segunda-feira, 17 de março de 2014

Edital PIBID



Caros colegas,

Está aberto o Edital PIBID para bolsistas licenciandos, contemplando as 9 bolsas remanescentes do curso de História, para preenchimento imediato.

Solicito, dentro do possível, que auxiliem na divulgação do Edital junto aos acadêmicos.

O acadêmico interessado precisa ter:
- disponibilidade de 8 horas semanais para as atividades do Pibid
- pode ter vínculo empregatício
- não pode ser bolsista de Iniciação Científica
- reuniões na UPF quinta-feira a tarde
- atividades na escola: conforme horários do professor supervisor
- valor da bolsa: R$ 400,00
- Inscrição até 28 de março, via processo protocolado na Central de alunos 





UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Vice-Reitoria de Graduação
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UPF
Campus I - Km 292 - BR 285, Bairro São José
Caixa Postal 611 - CEP 99001-970 Passo Fundo/RS
(54) 3316-8468 



EDITAL PERMANENTE PARA SELEÇÃO DE LICENCIANDOS - PIBID UPF

A Comissão de Acompanhamento do PIBID (CAP) - CAPES/UPF torna público o presente Edital referente ao processo seletivo permanente de bolsistas para preenchimento imediato de vagas e/ou cadastro reserva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UPF, conforme as necessidades de cada subprojeto, em conformidade com o Edital Capes nº 011/2012 e a Portaria nº 96, de 18 de julho de 2013.

1. As licenciaturas/habilitações contempladas neste edital são:

Licenciaturas/Habilitações
Artes Visuais
Ciências Biológicas Passo Fundo
Educação Física Passo Fundo
Educação Física Soledade
Educação Física Palmeira das Missões
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras Espanhol Passo Fundo (Projeto Interdisciplinar)
Letras Inglês Passo Fundo (Projeto Interdisciplinar)
Letras Português Passo Fundo
Letras Espanhol Lagoa Vermelha
Matemática Passo Fundo
Música
Pedagogia Passo Fundo
Pedagogia Carazinho
Química

2. A bolsa não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e terá duração de até 48 (quarenta e oito) meses, prorrogáveis por igual período.

3. Poderão candidatar-se os acadêmicos regularmente matriculados nas licenciaturas anteriormente nomeadas na área do subprojeto para o qual estão concorrendo à vaga e que tenham concluído, preferencialmente, pelo menos um período letivo no curso de licenciatura.

4. Os licenciandos selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), devendo disponibilizar, em contrapartida, no mínimo, três turnos semanais de dedicação às atividades do programa, não coincidentes com o turno regular do curso, atendendo às necessidades do subprojeto.

5. As atividades envolvem estudos, investigações, intervenções pedagógicas, docência compartilhada na área de atuação do licenciando, a serem desenvolvidas tanto no espaço universitário quanto no espaço escolar.

6. O processo de seleção dos licenciandos bolsistas será realizado com base na análise dos seguintes documentos fornecidos pelos acadêmicos candidatos à bolsa:

6.1 ficha de inscrição (Anexo1), com comprovante de situação cadastral do CPF e comprovante dos dados bancários (cópia do extrato bancário ou do cheque);

6.2 memorial descritivo de sua trajetória acadêmica, com exposição de motivos e disponibilidade para participar do programa, com justificativa de interesse em atuar futuramente em escolas públicas;

6.5 rascunho do Boletim de Desempenho Acadêmico;

6.6 currículo demonstrando participação em eventos, congressos e simpósios; atividades de monitoria e/ou tutoria na universidade; participação em projetos de extensão, de ensino e/ou pesquisa, dentre outros.

No processo de seleção, serão levadas em considerações as disposições acerca das Vedações, constantes na Seção IV da Portaria No. 96, de 18 de julho de 2013, disponível em www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid.

7. A seleção ocorrerá mediante análise da documentação realizada pelo coordenador de área, ouvidas as coordenações de curso, coordenação institucional e de gestão do PIBID, levando-se em conta os seguintes critérios em relação ao candidato:

a) ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;
b) estar em dia com as obrigações eleitorais;
d) estar disponível para iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após ser selecionado e cadastrado no Programa, conforme necessidade do subprojeto;
e) apresentar maior coeficiente de rendimento acadêmico (média das disciplinas cursadas);
f) apresentar memorial descritivo (texto em que o candidato desenvolve uma reflexão sobre sua trajetória de formação, explicitando as razões que o levam a participar deste edital);
g) apresentar Curriculum vitae ou Currículo Lattes;
h) possuir conta bancária e apresentar os dados no momento da candidatura à vaga. A conta informada não pode ser conta poupança, conta conjunta ou de outra operação que não 001.

8. A documentação deverá ser protocolada na Central de Atendimento ao Aluno e endereçada à coordenação institucional do PIBID, Centro de Custo 4075, até o dia 30 de cada mês.

9. Todas as informações relativas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UPF estão disponíveis no sítio da CAPES http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid e no portal do PIBID-UPF www.upf.br/pibid.

10. O resultado do processo seletivo será atualizado mensalmente e divulgado até o dia 10 de cada mês, no site do PIBID-UPF www.upf.br/pibid.

Passo Fundo, 17 de março de 2014.

Profª Dr. Claudia Stumpf Toldo Oudeste
Coordenadora Institucional PIBID UPF 

Nenhum comentário: