segunda-feira, 17 de março de 2014

História preservada: Arquivo Histórico Regional e Instituto Histórico comemoram aniversário

Foto: Reprodução
Programação de aniversário do AHR e IHPF está repleta de atividades
O Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (AHR/UPF) e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) comemoram em 2014, respectivamente, 30 e 60 anos de existência e trabalho. Para celebrar os aniversários, serão realizadas diversas atividades que abordarão temáticas históricas dos locais e do município de Passo Fundo.

A programação reúne ações como palestras, lançamentos de livros, exposições e atos comemorativos. As festividades iniciam no dia 28 de março, às 16h, com o descerramento da placa de 30 anos do AHR, que será feita nas dependências do espaço, Campus III da UPF. Já às 19h30min, na Academia Passo-Fundense de Letras (APLetras), ocorre uma homenagem ao Dr. Pedro Ari Veríssimo da Fonseca e uma palestra sobre os Institutos Históricos no Brasil e RS com  o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), professor Arno Wehling. No dia 15/04, haverá o lançamento da obra História do IHPF, do professor Welci Nascimento, e no dia 14/05 será exibido o documentário Centenário de Passo Fundo (1957). Ambas as atividades ocorrerão na APLetras.

Para conferir a programação completa, que segue com atividades durante o segundo semestre do ano, acesse o anexo abaixo.

AHR
O Arquivo Histórico Regional (AHR) iniciou suas atividades com a denominação de Museu e Arquivo Histórico Regional, no Campus I, em 1984. Após uma reorganização física e nominativa recebeu a designação atual e foi alocado no Campus III da UPF, no centro de Passo Fundo, onde permanece até o momento. O AHR está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UPF e ao curso de História, servindo de local de guarda e conservação e, sobretudo, de laboratório para pesquisadores da cidade e região, vetor para a produção do conhecimento.

Segundo a coordenadora, professora Gizele Zanotto, o trabalho desenvolvido no AHR preserva a história de Passo Fundo. “Em três décadas de atuação na recolha, higienização, guarda e disponibilização de acervos documentais, imagéticos, cartográficos, periódicos, entre outros, o Arquivo Histórico possibilitou não somente a composição de um rico e qualificado arsenal para a pesquisa da memória e história de Passo Fundo e região como também sua manutenção, proporcionando a toda comunidade o conhecimento sobre seu passado de forma gratuita e contínua, em muito possibilitada pelo trabalho de restauração e digitalização de algumas peças danificadas pela ação de manuseio e do tempo”, comenta.
Dentre os serviços oferecidos, é feita a restauração de documentos recebidos da comunidade, a comutação de obras, além das consultas locais e visitas programadas que também têm como público-alvo estudantes de ensino fundamental e médio. Mais informações sobre o AHR podem se obtidas pelo telefone (54) 3316-8516 e no sitewww.upf.br/ahr.

IHPF
O Instituto Histórico de Passo Fundo é uma entidade formada por professores e interessados na história local e que tem como principais objetivos estimular, auxiliar e propor medidas que assegurem os estudos históricos, além de coletar documentos e acervos, tornando-os acessíveis a comunidade passo-fundense, em especial via parceria com o AHR, que tem a guarda do material já reunido pelo Instituto.
Atualmente, o IHPF mantém uma coluna semanal, que divulga fatos e fotos da história de Passo Fundo, no jornal O Nacional. Além disso, empreende o projeto Busca de Acervos (sendo um dos resultados a doação do acervo do Dr. Nicolau Araújo Vergueiro ao AHR em 2013), promove um projeto de mapeamento do Cemitério da Vera Cruz visando constituir um roteiro de visitas, produz livros e grava relatos de personagens da história da cidade e região.
 

1 - 17_ifch_aniversario_ahr_ihpf.pdf

Nenhum comentário: