quarta-feira, 5 de março de 2014

Portas abertas para o passado


Nova coluna do Segundo Caderno traz o Instituto Histórico de Passo Fundo resgatando a história da cidade

E se, de repente, você pudesse voltar 50 anos e vivenciar as experiências do mesmo dia, mas de um ano diferente? E se você voltasse para 22 de fevereiro de, sei lá, 1858? O que aconteceu? E se pudesse encontrar a história da cidade, ano a ano, dia a dia? 

Entre as páginas de um livro, mais que palavras, parágrafos feitos e sentenças resumidas, a história. Pode ser um romance ou uma aventura, quem sabe uma ficção que surgiu da mente de alguém, em qualquer momento. Mas pode ser, também, história de um país, de uma sociedade, de uma cidade. Essa última, além de ser encontrada nos livros, se encontra por entre as ruas, nas vidas de quem por elas passam e escrevem, no dia a dia, a história de algo que segue crescendo. Assim, Passo Fundo conta a sua história: entre livros, mentes, fatos e fotos.

A história da cidade é tão importante quanto ela própria. Desde o seu surgimento, em 1827, Passo Fundo passou por mudanças que resultaram no desenvolvimento atual da cidade. Por detrás das paredes, ainda que velhas, existe muita história. História de um povo, história de uma época, história de uma cidade. Histórias e experiências que, ao longo do tempo, moldaram a sociedade passo-fundense. Reunir todas essas histórias não é tarefa fácil nem, tampouco, simples. Mas é uma tarefa que, há 60 anos, o Instituto Histórico de Passo Fundo luta para cumprir. De pouco em pouco, com documentos perdidos, arquivos resgatados, livros e memórias, o IHPF foi retratando tudo aquilo que, um dia, fez parte de Passo Fundo.

Carregados de lembranças, vivências e experiências, cada novo lampejo de memória e documento retrata a história da cidade. Toda a documentação feita pelo IHPF ganha, a partir dessa semana, um novo lar: as páginas do Jornal O Nacional, do Segundo Caderno. A proposta é simples, mas carregada de significado: a cada final de semana, você poderá saber tudo o que aconteceu nos dias da semana seguinte, mas em diferentes anos, ao longo da história de Passo Fundo. Esse espaço ganhou o nome de “Fatos e fotos da nossa história” e, de fato, carrega fatos e fotos que foram, pouco a pouco, construindo Passo Fundo. Todo esse resgate histórico não é apenas curiosidade. Vai além: a parceria entre ON e IHPF resulta em uma fonte de pesquisa, referência e estudo. A própria história ganha vida e se recria, ao longo dos dias.

Não é só isso: além de ler e entender tudo o que aconteceu no dia a dia da cidade, você pode colaborar com a coluna através das suas memórias, fotos e documentos. Se você souber de algum fato importante ou possuir algum documento que possa enriquecer os dados históricos, entre em contato com o Instituto e participe da coluna.



Nenhum comentário: