segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ciclo de Cinema VIII – O Cinema Revisto pela História



PROGRAMAÇÃO
11/06 - Pra frente, Brasil (comentário Ana Luiza Reckziegel)
12/06 - Em função das deliberações acerca de dias de jogos do Brasil na Copa esta noite não teremos Ciclo de Cinema - ver o comunicado
13/06 - O segredo de seus olhos (comentário Adelar Heinsfeld)


Inscrições na Coordenação do Curso de História a partir do dia 26 de maio.
Investimento: R$ 8,00

SINOPSES
Dirigido por: Roberto Farias
Com: Reginaldo Faria, Antonio Fagundes, Cláudio Marzo 
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil
Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".









Dirigido por: Cao Hamburger
Com: Michel Joelsas, Germano Haiut, Simone Spoladore 
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil
1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.



Dirigido por:Juan José Campanella
Com: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago
Gênero: Drama
Nacionalidade: Espanha , Argentina

Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Nenhum comentário: