segunda-feira, 12 de maio de 2014

Painel sobre o trabalho escravizado e a busca de liberdade na Justiça abre Exposição sobre A Justiça no Cotidiano do Escravo

Nesta terça-feira (13/5), quando se comemoram os 126 anos da promulgação da Lei Áurea, o Memorial do Judiciário do RS e o Arquivo Judicial abrem ao público a exposição de documentos judiciais do período de 1840 a 1888, sobre fatos cotidianos das vidas dos escravos, e pesquisa inédita desenvolvida. Às 17 horas, o Professor Mário Maestri falará sobre O trabalhador escravizado e a Justiça no Brasil: Colônia e Império, e o Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis abordará ¿As Ações de Liberdade¿. A participação dos interessados na atividade é livre.

A abertura oficial da Exposição A Justiça no Cotidiano do Escravo será às 18h.

A exposição terá três vértices: a ambiguidade da situação jurídica do escravo como propriedade e sujeito; os caminhos para a liberdade legitimados pelo Judiciário; e o acesso do escravo ao Poder Judiciário.

A atividade vai integrar inicialmente a programação da 12ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro dos Museus), do Ministério da Cultura, e prosseguirá até dia 15/9. Veja horários abaixo. O Memorial estará aberto no próximo fim de semana, dias 17 e 18/5.

Serviço

Exposição: A Justiça no Cotidiano dos Escravos

  *   Local: Palácio da Justiça, andar térreo - Praça Mal. Deodoro, 55 (Praça da Matriz) - Centro Histórico de Porto Alegre, RS - aberto ao público
  *   13/5, 17h: Painel A Justiça no Cotidiano dos Escravos - Com o Professor Mário Maestri que falará sobre O trabalhador escravizado e a Justiça no Brasil: Colônia e Império e o Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor do Memorial do Judiciário, sobre As ações de liberdade, no Auditório do Palácio da Justiça (6º andar) - Aberto ao público.
  *   13/5, às 18h, abertura oficial no Museu do Memorial do Judiciário, andar térreo do Palácio da Justiça
  *   14/5 a 15/9 de 2014, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
  *   17 e 18/5, sábado e domingo, aberto das 10h às 17h, na Semana dos Museus 

Nenhum comentário: