sábado, 12 de julho de 2014

Biblioteca Fazendo História: 100 anos depois

Biblioteca Fazendo História:
100 anos depois
Revista de História debate motivações e consequências da 1ª Guerra Mundial


No centenário da 1ª Guerra Mundial, a Revista de História da Biblioteca Nacional reúne os historiadores Adler Homero de Castro, conselheiro-curador do Museu Militar Conde de Linhares, e Maurício Barreto Alvarez Parada, professor da PUC-Rio, para debater as motivações e consequências deste conflito que definiu o fim de uma era. O encontro acontece na próxima terça, dia 15, às 16h, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. A mediação é do pesquisador Marcello Scarrone.

A Grande Guerra foi um divisor de águas na geopolítica, alavancando a importância econômica dos EUA, que virou credor da devastada Europa. A participação brasileira veio só no fim, mas foi o suficiente para garantir sua parte na negociação do Tratado de Versalhes. Esses serão alguns dos tópicos abordados no debate.

Quem não puder ir até a Biblioteca Nacional terá a possibilidade de acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento, serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.

Publicada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional SABIN -, a Revista de História da Biblioteca Nacional é vendida nas bancas de todo o país e tem 110 mil exemplares distribuídos mensalmente para todas as escolas públicas do Brasil.

Serviço: Biblioteca Fazendo História
Tema do debate: Primeira Guerra Mundial O fim de uma era
Data: 15 de julho, às 16h
Local: Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/n centro Rio de Janeiro

Entrada Franca

Nenhum comentário: